Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244012

Palavras-chave:

Ensino Médio, Mediação de leitura, Vestibular

Resumo

Neste artigo, discute-se como estudantes se relacionam com obras literárias quando sua mediação prioriza a experiência estética e artística. Foi uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram narrativas escritas pelos estudantes, produzidas durante um grupo focal, analisadas segundo a abordagem da reversibilidade de Barthes (1997). Como resultados, sinaliza-se que as narrativas dos alunos evidenciaram que a leitura do literário se deu como experiência estética e que o ensino da literatura no Ensino Médio, ao fazer uso das listas de livros a serem lidos no exame do Vestibular, pode dar-se pela fruição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Perenha Vetter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Camboriú, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Vale de Itajaí (2019). Professora efetiva de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora e Consciência e Humanidades em Educação. E-mail: livia.vetter@ifc.edu.br

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale de Itajaí, Itajaí, SC, Brasil

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale de Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. E-mail: adairneitzel@gmail.com

Referências

Barthes, R. (1993). O prazer do texto. Perspectiva.

Barthes, R. (1997). S/Z. Edições 70.

Barthes, R. (2013). Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Cultrix.

Bordini, M. da G., & Aguiar, V. T. (1993). Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). Mercado Aberto.

Calvino, I. (2006). Assunto encerrado: discurso sobre literatura e sociedade. Companhia das Letras.

Domingues, C. (2017). Entre o sensível e o inteligível: a literatura no Ensino Médio, como formação, ainda é possível? [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180693

Duarte Júnior, J. (2010). O sentido dos sentidos. Criar Edições.

Heidegger, M. (2015). A caminho da linguagem. Vozes; Editora Universitária.

Hentchen, L. C. (2022). Da terra de Oz a um mundo leitor de ampla potencialidade – ou Fazer experiências literárias como caminho para a educação estética. [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí]. Repositório Institucional da UNIVALI.

Lajolo, M. (1982) O texto não é pretexto. Em R. Zilberman. Leitura em crise na escola (1ª ed., pp. 51-62). Mercado Aberto.

Larrosa, J. (2009). Nietzsche & a Educação. Autêntica.

Larrosa, J. (2016). Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica.

Martins, M. C. (2014). Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista Gearte, 1(2), 248-264. https://doi.org/10.22456/2357-98552575

Martins, M. C., & Picosque, G. (2012). Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. Intermeios.

Miguel, S. (2017). Nós. Editora da UFSC.

Neitzel, A. de A. (2009). O jogo das construções hipertextuais. Editora da UFSC.

Neitzel, A. de A., Uriarte, M. Z., & Santos, A. D. dos. (2020). Nutrição estética pela leitura do literário. Em M. Z. Uriarte, A. de A. Neitzel, & I. P. Krames (Orgs.). Cultura, escola e educação criadora: mediações culturais e proposições estéticas (1ª ed., pp. 117-140). CRV.

Pareja, C. J. M. (2021). A mediação da leitura do literário no ensino superior. [Tese de doutorado, Universidade do Vale do Itajaí]. Repositório Institucional da UNIVALI. http://siaibib01.univali.br/pdf/Cleide%20Jussara%20Muller%20Pareja.pdf

Perrotti, E. (1986). O texto sedutor na literatura infantil. Ícone.

Petit, M. (2009). A arte de ler ou como resistir à adversidade. Editora 34.

Piske, G., & Neitzel, A. A. (2020). Mediação de leitura do literário no Ensino Médio: a leitura como acontecimento. Revista Horizontes, 38(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.723

Ramos, F. B., Dall’agnol, G., & Morés, A. (2020). Literatura em escolas públicas: reflexões a partir da escuta de professores. Revista Ciranda, 4(1), 4-20. https://doi.org/10.46551/259498102020001

Vetter, L. P. (2018). Mediação de leitura do literário no ensino médio pela via fruitiva. [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Itajaí]. Repositório Institucional da UNIVALI. https://www.univali.br/Lists/TrabalhosMestrado/Attachments/2513/L%C3%ADvia%20Perenha%20Vetter.pdf

Yunes, E. (1999). Círculos de leitura: teorizando a prática. Leitura: teoria e prática, 33(XVIII), 17-21. https://alb.org.br/arquivo-morto/ltp/rev/rev33.asp.htm

Zilberman, R. (1986). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Mercado Aberto.

Downloads

Publicado

13.10.2022

Como Citar

Vetter, L. P., & Neitzel, A. de A. (2022). Nós, de Salim Miguel: mediações de leitura no Ensino Médio. Linhas Crí­ticas, 28, e44012. https://doi.org/10.26512/lc28202244012

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.