Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital

Autores/as

  • Nelson de Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Simone de Lucena Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339

Palabras clave:

Educação;, TV digital;, Interatividade;, Currículo;, Inclusão digital

Resumen

Um dos maiores desafios do Brasil é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação. O artigo apresenta algumas reflexões sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), lançado pelo Decreto 5.820/2006, por meio do qual o governo brasileiro fez uma opção técnica impregnada por pressões políticas. A implantação da TV digital no País foi seguida por inúmeras transformações ao longo do seu percurso, tendo envolvido pesquisadores de diversas áreas, tanto técnicas como sociais, com o objetivo de desenvolver um sistema que atendesse as necessidades da sociedade brasileira, incluindo a conexão à internet. Na perspectiva de inclusão sociodigital que propomos, a televisão digital pode se constituir em um importante elemento da transformação da educação com vistas à formação de cidadãos, e não de meros consumidores, seja de produtos, seja de informações.

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Biografía del autor/a

Nelson de Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP, 1994). Professor e Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2000-2008). Autor, entre outros, de SMOG ”“ Crônicas de Viagens (Arcádia, 2004), Uma escola sem/com Futuro (Papirus, 1996) e organizador de Tecnologia e Novas Educações (Edufba, 2005). Criador do projeto Tabuleiro Digital [www.tabuleirodigital.org]. Pesquisador do CNPq (nelson@pretto.info, www.pretto.info).

Simone de Lucena Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004). Professora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE2) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Professora Substituta de Didática da Faculdade de Educação da UFBA (slucen@ufba.br).

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Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Pretto, N. de L., & Ferreira, S. de L. (2007). Educação, inclusão sociodigital e o sistema brasileiro de televisão digital. Linhas Críticas, 13(24), 37–52. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3339

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