A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna

Autores/as

  • Ilan Gur-Ze'ev

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276

Palabras clave:

Bildung;, Contra-educação;, Educação padronizadora;, Escola de Frankfurt

Resumen

O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.

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Biografía del autor/a

Ilan Gur-Ze'ev

Senior Lecturer em Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Haifa, Israel, desde 1984.

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Publicado

2006-10-31

Cómo citar

Gur-Ze’ev, I. (2006). A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Críticas, 12(22), 5–22. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276

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