A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3276Palabras clave:
Bildung;, Contra-educação;, Educação padronizadora;, Escola de FrankfurtResumen
O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Negative dialectics(translated by E. Ashton). New York: Seabury Press,1973.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialektik der Aufklaerung. Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1988.
BENJAMIN, Walter. Schriften, II. Frankfurt a Main: Suhrkamp, 1982.
______. Ueber den Begriff der Geschichte. In: Gesammelte Schriften, I.2, Frankfurt a Main:Suhrkamp, 1974, p. 693-704.
GEUSS, Raymond. Kultur, bildung, geist. History and Theory. v. 35, n. 2, p. 151-164, 1996.
GUR-ZE'EV, Ilan. Walter Benjamin and Marx Horkheimer: from utopia to redemption. TheJournal of Jewish Thought and Philosophy. v. 8, p. 119-155, 1998a.
______. Towards a non-repressive critical pedagogy. Educational Theory. v. 48, n. 4, p. 463-486,Fall 1998b.
______. Philosophy, politics and education in Israel. Tel-Aviv: University of Haifa, 1999.
______. Cyberfeminism and education in the era of the exile of spirit. Educational Theory. v. 49,n. 4, p. 437-455, Fall 1999.
GUR-ZE'EV, Ilan; MASSCHELEIN, Jan; BLAKE, Nigel. Reflectivity, reflexion, and counter-education. Studies in Philosophy and Education. v. 20, n. 2, p. 93-106, 2001.
HARAWAY, Dona. Simians, cyborgs and women. New York: Routledge, 1991.
HERMANN, Ley. Bildungund Ideologie. Deutsche Zeitschrift fuer Philosophie. v. 21, p. 1.178-1.194, 1973.
HORKHEIMER, Max. Eclipse of reason. New York: Oxford University Press, 1974.
______. Kritische Theorie gestern und heute. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985a, p. 471-508.
______. Die Aktualitaet Schopenhauers. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main: Fischer,1985b, p. 313-339.
______. Dawn & Decline. Notes 1926-1931 and 1950-1969. New York: Seabury Press, 1978.
______. Die Sehnsucht nach dem ganz Anderen. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985c, p. 385-404.
______. Wertfreiheit und Objektivitaet ”“ Max Weber, In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt aMain: Fischer, 1985f, p. 259.
______. Die verwaltete Welt kennt keine Liebe. In: Gesammelte Schriften, VII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985d, p. 362.
______. Philosophie und Studium. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985e, p. 381-390.
______. Ueber das Vorurteil. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985f, p.200.
______. Lehren aus dem Faschismus. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer,1985g, p. 11.
______. Gedanken zur politische Erziehung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main:Fischer, 1985h, p. 150.
______. Begriff der Bildung. In: Gesammelte Schriften, VIII. Frankfurt a Main: Fischer, 1985i, p.409.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. Dialectic of Enlightenment(translated by JohnCumming). New York: Herder and Herder, 1973.
LEVINAS, Emmanuel. Collected Philosophical Papers(translated by Alphonso Lingis). The Hague:Martinus Nijhoff, 1987.
MARCUSE, Herbert. One Dimensional Man. Tel Aviv: Sifriyat Poalim, 1971 (in Hebrew).
NIETZSCHE, Friedrich. An attempt at self-criticism. In: The Philosophy of Nietzsche. (translatedby Clifton Fadiman). New York: New American Library, 1954, p.
OELKERS, Juergen. The origin of the concept of Allgemeinbildungin the 18th century Germany.Studies in Philosophy and Education, v. 18, p. 25-41, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.