Educação como estratégia política: orientação dos organismos internacionais

Autores/as

  • Elisângela Alves da Silva Scaff

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2890

Palabras clave:

Banco Mundial;, Unesco;, Política educacional

Resumen

O objetivo deste texto é analisar de que maneira os Organismos Internacionais Banco Mundial e Unesco têm desenvolvido as políticas neoliberais de redefinição do público, mais especificamente no que se refere à educação pública nos países em desenvolvimento. Para tanto, elegeu-se como metodologia a análise documental, abrangendo os documentos mais recentes desses organismos e analisando-os à luz de bibliografia selecionada. A análise de tais documentos permite identificar que a prioridade atribuída pelos Organismos Internacionais à  educação deve-se ao fato de que estes a consideram como estratégia política para a redução da pobreza e instrumento para a aquisição de apoio ao desenvolvimento das políticas neoliberais.    

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Publicado

2002-10-30

Cómo citar

Scaff, E. A. da S. (2002). Educação como estratégia política: orientação dos organismos internacionais. Linhas Críticas, 7(12), 113–130. https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2890

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