A incalibrável competência socioemocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Palavras-chave:

Currículo, Políticas públicas, Neoliberalismo, Competência socioemocional

Resumo

Neste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional a luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo da BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilateriais - como OCDE e ONU/Banco Mundial -, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.

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Biografia do Autor

Guilherme Augusto Rezende Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Guilherme Augusto Rezende Lemos

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na área de currículo, com a tese "O sujeito descentrado e a educação como estética", sob a orientação da Professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade do Porto - Portugal, bolsa FAPERJ, agosto a dezembro de 2011. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, currículo, didática, formação de professores, cultura e filosofia. Professor do Programa Programa de pós graduação em Educação da UERJ - PROPED.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0518-6719

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elizabeth Macedo

Possui graduação em Química pela UERJ, mestrado e doutorado em Educação, respectivamente pela UFRJ e UNICAMP. Tem pós-doutorado pela University of British Columbia. Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia, na Columbia University e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuação na administração do sistema de ciência e tecnologia, seja na Universidade, seja em agências de fomento. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Suas pesquisas em andamento têm se concentrado em mapear as redes de demandas (ou de poder) em ação durante a elaboração de currículos nacionais, bem como como durante os processos de implementação nos estados.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4886-8709

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Lemos, G. A. R., & Macedo, E. (2019). A incalibrável competência socioemocional. Linhas Crí­ticas, 25, e24582. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem