Cultura digital versus autoridade pedagógica

tendências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993

Palavras-chave:

Cultura digital, Autoridade pedagógica, Educação

Resumo

O ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíproco e interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condição de possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas de liberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e plural de sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender e incorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criando vínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelações dos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicam a necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecer relações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretação acerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridade pedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constrói uma educação crítica.

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Centro Universitário La Salle, Canoas, RS

Adilson Cristiano Habowski é discente do curso de Teologia da Universidade La Salle, Canoas/RS. Bolsista FAPERGS PROBIC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/UNILASALLE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Elaine Conte é doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE/Canoas. Líder do Núcleo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

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Publicado

21.12.2018

Como Citar

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios. Linhas Crí­ticas, 24, e18993. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993

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