Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Keywords:

Narrative-research, Autobiographical memorial, Formación de educadores

Abstract

O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Federal University of Pelotas, Pelotas, RS, Brazil

PhD in Human Sciences-Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (1989). Senior Researcher at CNPq. She is part of the Permanent Teaching Staff of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pelotas. Leader of the Research Group “Teacher Professionalization and Identity: singular/plural narratives”. Email: abrahaomhmb@gmail.com

References

Abrahão, M. H. M. B. (2016). Intencionalidade, reflexividade, experiência e identidade em pesquisa (auto)biográfica: dimensões epistemo-empíricas em narrativas de formação. Em I. Bragança, M. H. M. B. Abrahão, & M. Ferreira (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (Tomo 1, pp. 29-50). CRV.

Abrahão, M. H. M. B. (2018). A Aventura do Diálogo (Auto)Biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. Em M. H. M. B. Abrahão, J. L. Cunha, & L. Vilas-Bôas (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico metodológicos (Tomo I, pp. 25-49). CRV.

Abrahão, M. H. M. B. (2022a). A intriga narrativa em História de Vida de uma destacada educadora sul-rio-grandense – (re)construindo a personagem. Em R. Costella, & V. Menezes (Orgs.). Retalhos em trama: entre fios do narrar, docenciar e geografar (pp. 21-39). Ed. UFRGS.

Abrahão, M. H. M. B. (2022b). A hermenêutica do si via construção de um memorial acadêmico. Prefácio. Em M. A. Cunha. Escrever uma vida: o diário como fonte de pesquisa-formação (pp. 9-18). Caravana.

Abrahão, M. H. M. B. (2023). Méta-mémoires-mémoires; le mémorial de formation. Em: M. Passeggi, & V. Braum (Orgs.). Mémorial universitaire et de formation. Une culture narrative dans l’enseignement supérieur au Brésil. Collection Histoire de vie et Formation (No prelo). L’Harmattan.

Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação: figuras do indivíduo projeto. Paulus; EDUFRN.

Delory-Momberger, C. (2014). De la recherche biographique en éducation: Fondements, méthodes, pratiques. Téraèdre.

Delory-momberger, C. (2019). Hétérobiographie/hétérobiographisation. Em C. Delory-momberger (Org.), Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Érès.

Hossein, T. S. (2013). A formação docente inicial e o teatro de sombras e luz-eu: reflexão da vida e formação a partir das escritas de si. [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório da PUCRS. https://hdl.handle.net/10923/5616

Josso, M-C. (2002). Experiência de vida e formação. EDUCA.

Josso, M-C. (2016). Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o conhecimento da epistemologia existencial. Em M. H. M. B. Abrahão, L. Frison, & C. Barreiro (Orgs.). A Aventura (Auto)biográfica. EDIPUCRS.

Marinas, J. M. (2007). La escucha en la historia oral: palabra dada. Sintesis.

Ricoeur, P. (2007). Percurso do reconhecimento. Loyola.

Ricoeur, P. (2010). Tempo e narrativa. Tomo I. Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2014). O si mesmo como outro. Martins Fontes.

Ricoeur, P. (2018). A memória, a história, o esquecimento. UNICAMP.

Published

2023-08-02

How to Cite

Abrahão, M. H. M. B. (2023). Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training. Linhas Críticas, 29, e47664. https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Issue

Section

Dossier | Narrative research in ordinary teaching practice: multiple perspectives

Most read articles by the same author(s)