Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549Palavras-chave:
Estudos sobre ciência tecnologia, Sociedade, Ensino de pós-graduação, Inclusão social, Economia solidária, Adequação sociotécnicaResumo
O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar
Downloads
Referências
BIJKER, Wiebe. Of bicycles, bakelites, and bulbs: toward a theory of sociotechnical change. Massachusetts: The MIT Press, 1995.
BIJKER, Wiebe; HUGHES, Thomas; PINCH, Trevor. The social construction of technological systems. Massachusetts: The MIT Press, 1989.
BLOOR, David. Knowledge and Social Imagery, 2ndedn. Chicago: University of Chicago Press, 1991/1976.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010) Censo Nacional.: Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 maio 2014.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica e Social. Comunicado do Ipea no. 111. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/comunicado/110915_comunicadoipea111.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.
BRASIL. MCTI ”“ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Plano de Ação 2007”“2010. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0021/21439.pdf>. Acesso em: 20 maio 2014.
DAGNINO, Renato. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociencia. Campinas: Editora Unicamp, 2008.
_______Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Eduepb e Insular. Florianópolis, 2014.
_______.Trabalho para orientação do Painel Sociedade do Conhecimento e Educação Superior do Fórum Latino-americano de Educação Superior. Foz do Iguaçu, 17 a 18 de novembro de 2014a.
DAGNINO, Renato; THOMAS, Hernan; DAVYT, Amilcar. El pensamiento en Ciencia, tecnología y sociedad en América Latina: una interpretación política de su trayectoria, REDES, v.3, n.7. 1996.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. Oxford: Oxford University Press, 2002.
HERRERA, Amilcar ‘Los determinantes sociales de la política científica em América Latina. Política científica explícita y política científica implícita’. In: SABATO, Jorge. El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia ”“ tecnologia ”“ desarrollo ”“ dependencia. Buenos Aires: Paidós, 1975.
LEWIS, William Arthur. The theory of economic growth. London: Taylor and Francis, 2003.
ROSTOW, Walt Whitman. The stages of economic growth: a non-communist manifesto. Cambridge University Press, 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.