Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549Palavras-chave:
Estudos sobre ciência tecnologia, Sociedade, Ensino de pós-graduação, Inclusão social, Economia solidária, Adequação sociotécnicaResumo
O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar
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