Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica

Autores

  • Samuel Mendonça Pontifícia Universidade de Campinas
  • Jussara Cristina Barboza Tortella Pontifícia Universidade de Campinas
  • Andrea Oliveira Silva Pontifícia Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4197

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Educação, Interesse, Mediação, Prática filosófica

Resumo

O presente texto discute o conceito de interesse e a crítica, feita por Gert Biesta, ao fenômeno “learnification” da educação como base para a prática filosófica no contexto do ensino de filosofia. O problema do texto está assim formulado: qual a importância do interesse e da crítica contida no conceito del learnification, circunscritos a partir de John Dewey e Gert Biesta, para a prática filosófica que possa consolidar o ensino de filosofia? Se a filosofia reivindica a atitude filosófica do professor, esta atitude parece reivindicar, igualmente, o interesse, a partir de uma nova visão sobre a educação que não se restrinja à aprendizagem como base fundamental para a prática filosófica.

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Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade de Campinas.

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Pontifícia Universidade de Campinas. 

Andrea Oliveira Silva, Pontifícia Universidade de Campinas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade de Campinas. Bolsista CAPES.

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Publicado

31.12.2013

Como Citar

Mendonça, S., Tortella, J. C. B., & Silva, A. O. (2013). Interesse e a superação do learnification para a prática filosófica. Linhas Crí­ticas, 19(40), 595–608. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4197

Edição

Seção

Dossiê:Educação a distância

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