Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias

Autores

  • Valéria Marques de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4275

Palavras-chave:

Enunciação, Narrativa, Empoderamento

Resumo

A narrativa enriquece a possibilidade do encontro do homem com a realidade, quer seja do mundo interior quer seja do exterior, e está presente na constituição do sujeito. Ao narrar, advêm à superfície elementos singulares e coletivos. Vista como um ato de subjetivação, favorece o processo de emancipação, como, por exemplo, em seu uso no empoderamento do sujeito nos campos da educação e saúde. A partir da reflexão crítica de pesquisas desenvolvidas no Brasil e na Argentina, integrantes do grupo de pesquisa “Atividades Simbólicas e Desenvolvimento Humano: foco em pessoas em situação de deficiência e em pessoas em situação de precarização simbólica e/ou risco social”, propõe-se uma pesquisa básica, teórica, com foco nos conceitos de narrativa, subjetivação, enunciação e terapia. Como resultado, situando a narrativa como ferramenta teórico-metodológica, observou-se o encontro entre os referenciais argentinos e brasileiros que apresentam a relação entre narrativa e o processo de subjetivação e emancipação.

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

Oliveira, V. M. de, & Satriano, C. R. (2014). Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatórias. Linhas Crí­ticas, 20(42), 257–282. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4275

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação

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