Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação

Authors

  • Amarildo Luiz Trevisan
  • Noeli Dutra Rossatto

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3613

Keywords:

Reificação;, Reconhecimento;, ; Axel Honneth;, Pesquisa educacional

Abstract

Neste artigo, propomos desvendar o “reconhecimento prévio do outro” como uma condição não-epistêmica fundamental das pesquisas em educação, evitando certos problemas ocasionados pela reificação, isto é, a atitude de não reconhecer o saber da alteridade. Percebemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, a existência de uma instância fundamental: subjacente à perspectiva do conhecimento existe uma condição não-epistêmica que pode se orientar pelos motivos dos outros. Trata-se de uma proposta que foge, portanto, da disputa entre diferentes perspectivas epistemológicas e da polarização ou da contraposição entre elementos subjetivos e objetivos, ambos reificados. Assumir a postura de reconhecimento do outro implica, enfim, o reconhecimento de sua alteridade por intermédio da sua vivência em plenitude. Nesse aspecto, a teoria de Honneth vem preencher uma lacuna no acontecer das pesquisas educacionais, pois até poderíamos arriscar dizer que, sem este acolhimento do outro, qualquer iniciativa estaria sujeita a recair nas malhas da reificação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amarildo Luiz Trevisan

References

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa emeducação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.

DE BRITO, Angela Xavier; LEONARDOS, Ana Cristina. A identidade das pesquisasqualitativas: construção de um quadro analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,n. 113, p. 7-38, jul. 2001.

FLICKINGER, Hans-Georg. O ambiente epistemológico da educação ambiental.Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 197-207, jul./dez. 1994.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento.A gramática moral dos conflitos sociais.Trad. De Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.

______. Reificación: un estudio en la teoría del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.

______. Observações sobre a reificação. Civitas. Revista de Ciências Sociais. PortoAlegre: Edipucrs, v. 8, n. 1, p. 68-79, jan.-abr. 2008.

______. Patologias da liberdade individual: o diagnóstico hegeliano de época e opresente. Trad.: Luiz Repa. Novos Estudos, São Paulo, Cebrap, n. 66, p. 53-76, jul. 2003.

______. Sofrimento de indeterminação: uma reatualização da filosofía do direito deHegel. Trad.: Rúrion Soares de Melo. São Paulo: Ed. Singular, Esfera Pública, 2007.

JAMESON, F. A cultura do dinheiro. Ensaios sobre globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.

______. As marcas do visível.São Paulo: Graal, 1995.

______. Pós-modernidade e sociedade de consumo. Novos Estudos,São Paulo, Cebrap,n. 12, p. 16-26, jun. 1985.

Published

2011-04-10

How to Cite

Trevisan, A. L., & Rossatto, N. D. (2011). Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação. Linhas Críticas, 16(31), 275–286. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3613

Issue

Section

Tema: Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.