Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos

Authors

  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA - Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571

Keywords:

Educação profissional e tecnológica;, Áreas profissionais;, Eixos tecnológicos

Abstract

A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA - Belo Horizonte

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil, 1984), com Pós-Doutoramento em Sociologia do Trabalho no Institut de Recherches sur les Sociétés Contemporaines (França, 1998). Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte).

References

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõesobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições deeducação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federalde ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília,DF, 10 mai. 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5773.htm>. Acesso em: 15 dez. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Setec. Consolidação das Sugestões Recebidas emConsulta Pública para a Proposta de Eixos Tecnológicos. Brasília, 2006b (documentonão publicado).

______. Ministério da Educação. Setec. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, jul. 2006c. Disponível em: http://catalogo.mec.gov.br/anexos/ca-talogo_completo.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº277 de 7 de dezembro de 2006. Nova forma de organização da Educação Profissionale Tecnológica de graduação. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_parecer277.pdf>.Acesso em: 15 dez. 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Téc-nicos de Nível Médio. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº3 de 9 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacio-nal de Cursos Técnicos de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/rceb003_08.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.

BORGES-ANDRADE, J. E. Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Ad-ministração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 157-170, abr./jun. 2003.

GAMBOA, S. S. As condições da produção científica em educação: do modelo deáreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. ETD ”“ Educação TemáticaDigital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 78-93, jun. 2003.

GUERRERO PUPO, J. C.; AMELL MUÑOZ, I.; CAÑEDO ANDALIA, R. Tecnología,tecnología médica y tecnología de la salud: algunas consideraciones básicas. Acimed 2004;12(4). Disponível em: <http://bvs.sld.cu/revistas/aci/vol12_4_04/aci07404.htm>.Acesso em: 20 set. 2008.

MACHADO, L. R. S. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In:______; NEVES, M. A.; FRIGOTTO, G. Trabalho e Educação. Campinas, SP: Papirus:Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992, p. 9-23.

MENANDRO, P. R. M. Linha de Pesquisa: Possibilidades de definição e tipos de utilização do conceito. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 177-182, abr./jun. 2003.

NAVILLE, P. El empleo, el oficio, la profesión. In: FRIEDMANN, G.; NAVILLE, P.Tratado de Sociología del Trabajo (I), México: Fondo de Cultura Económica, 1985,p. 230-238.

Published

2010-12-06

How to Cite

Machado, L. R. de S. (2010). Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos. Linhas Críticas, 16(30), 89–108. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571

Issue

Section

Tema: Educação Profissional e tecnológica

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.