Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica;, Áreas profissionais;, Eixos tecnológicosResumo
A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.
Downloads
Referências
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõesobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições deeducação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federalde ensino. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília,DF, 10 mai. 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5773.htm>. Acesso em: 15 dez. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Setec. Consolidação das Sugestões Recebidas emConsulta Pública para a Proposta de Eixos Tecnológicos. Brasília, 2006b (documentonão publicado).
______. Ministério da Educação. Setec. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, jul. 2006c. Disponível em: http://catalogo.mec.gov.br/anexos/ca-talogo_completo.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº277 de 7 de dezembro de 2006. Nova forma de organização da Educação Profissionale Tecnológica de graduação. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/superior/legisla_superior_parecer277.pdf>.Acesso em: 15 dez. 2008.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Téc-nicos de Nível Médio. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.
______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº3 de 9 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacio-nal de Cursos Técnicos de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/rceb003_08.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2008.
BORGES-ANDRADE, J. E. Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Ad-ministração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 157-170, abr./jun. 2003.
GAMBOA, S. S. As condições da produção científica em educação: do modelo deáreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. ETD ”“ Educação TemáticaDigital, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 78-93, jun. 2003.
GUERRERO PUPO, J. C.; AMELL MUÑOZ, I.; CAÑEDO ANDALIA, R. Tecnología,tecnología médica y tecnología de la salud: algunas consideraciones básicas. Acimed 2004;12(4). Disponível em: <http://bvs.sld.cu/revistas/aci/vol12_4_04/aci07404.htm>.Acesso em: 20 set. 2008.
MACHADO, L. R. S. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In:______; NEVES, M. A.; FRIGOTTO, G. Trabalho e Educação. Campinas, SP: Papirus:Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992, p. 9-23.
MENANDRO, P. R. M. Linha de Pesquisa: Possibilidades de definição e tipos de utilização do conceito. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 177-182, abr./jun. 2003.
NAVILLE, P. El empleo, el oficio, la profesión. In: FRIEDMANN, G.; NAVILLE, P.Tratado de Sociología del Trabajo (I), México: Fondo de Cultura Económica, 1985,p. 230-238.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.