Fatores psico-sociais e pedagógicos da indisciplina: da infância à adolescência
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3550Keywords:
Indisciplina;, Fatores psico-sociais;, Fatores pedagógicosAbstract
O presente texto traz à tona a discussão de um tema que, há algumas décadas, vem interferindo de forma negativa na prática pedagógica dos profissionais da educação, causando conflitos não só na relação professor-aluno, mas nas relações dentro das instituições. Discutimos, primeiramente, de forma breve, o conceito de disciplina e indisciplina, defendendo uma postura democrática por parte do professor e participativa por parte do aluno. Em um segundo momento, abordamos alguns fatores psico-sociais e pedagógicos que interferem no comportamento da criança e que acabam culminando em indisciplina na sala de aula e na escola; ao mesmo tempo, apresentamos algumas propostas de prevenção e controle da indisciplina.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.
CARRAHER, Terezinha Nunes. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.
______; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.
DAVIS Claudia; LUNA, Sergio A. A questão da autoridade na educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 76, p. 65-70, fev. 1991.
D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU (Temas básicos de educação e ensino), 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
JESUS, Saul Neves de. Como prevenir e resolver o stress dos professores e a indisciplina dos alunos? Cadernos do CRIAP, Portugal: Edições Asa, p. 44-62, 1999.
JOSÉ, Elizabette da Assunção; COELHO, Maria T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2006.
KHOURI, Yvonne. Disciplina versus antidisciplina. In: D’ANTOLA, Arlette (Org.). Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. p. 41-48.
OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: representação social de professores que atuam no ensino fundamental da Cidade de Cáceres/MT. 2002. 170f. Tese (Doutorado) ”“ Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
”“”“”“”“”“”“. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasilia: Liber Livro, 2005.
STRECHT, Pedro. Crianças e adolescentes violentos: o que devemos saber para prevenir e atuar. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001. p. 17-30.
WOODS, Peter. Ser criativo em relação ao comportamento desviante na escola. In: SAMPAIO, Daniel (Org.). Indisciplina e violência na escola. Lisboa: PAEDC, Cadernos de Criatividade, n. 3, 2001, p. 55-78.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).