Professores iniciantes: as pesquisas e suas bases teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3545Keywords:
Formação de professores;, Professores iniciantes;, Desenvolvimento profissional;, Abordagem qualitativa;, Materialismo histórico-dialéticoAbstract
O trabalho aqui apresentado tem como foco de estudo o tema “Professores Iniciantes”, e procura realizar um balanço das bases teórico-metodológicas utilizadas em algumas pesquisas que se dedicam ao tema. Para seu desenvolvimento foram analisados trabalhos apresentados nas Reuniões da Anped realizadas nos anos de 2005, 2006 e 2007, nos GTs 04, 08 e 14. Após a realização do estudo, foi possível inferir que as referidas pesquisas utilizaram-se prioritariamente da abordagem qualitativa e envolveram diferentes técnicas e formas de análise de dados, sendo que não foram observados, em suas sistematizações, indicativos da abordagem de pesquisa relacionada à perspectiva crítico-dialética apoiada no materialismo histórico.
Downloads
References
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 11-24, 2006.
BERNARDO, João. Economia dos conflitos sociais.São Paulo: Cortez, 1991.
BOLÃVAR, Antonio (Org.). Profissão professor:o itinerário profissional e a construção da escola. Trad.: Gilson C. Cardoso de Souza. Bauru: Edusc, 2002.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.
GATTI, Bernadete Angelina. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chave. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 25-35, 2006.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995. p. 31-61.
MARCELO GARCÃA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.
MARIANO, André Luis Sena. A Pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional:algumas características. 2005. Disponível em <http://www.anped.org.br>. Acesso em: 11 jul. 2007.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Princípios didáticos na ação docente: conhecimento como expressão da ação docente. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 43-57.
MARX, Karl. O Capital: livro 1. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, n. 19, p. 37-50, 2006.
SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).