Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21867

Palavras-chave:

Corpo, Escola, Dispositivos disciplinares, Vigilância

Resumo

O objeto de estudo é a escola. O artigo problematiza como a escola contemporânea e nela o dispositivo disciplinar da vigilância produzem efeitos sobre os corpos. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias e o diário de campo.  Infere-se que a escola é uma maquinaria, que através do dispositivo disciplinar da vigilância produz, na instituição pesquisada, corpos que se movimentam, mas que silenciam, são obedientes, consumistas, participativos, polícia de si e dos outros, corpos que se encontram, que resistem e constroem linhas de fuga.

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Biografia do Autor

Monique Cristina Francener Hammes Schüt, Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Graduada em Pedagogia. Pesquisadora do grupo de Políticas de Educação na Contemporaneidade.

Gicele Maria Cervi, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora do quadro da Universidade Regional de Blumenau. Professora e Coordenadora do Mestrado em Educação - PPGE-FURB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade. Coordenadora Institucional do PIBID-FURB desde 2011.Vice-Presidente do ForPibid Gestão 2014-2016.

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Publicado

03.06.2019

Como Citar

Schüt, M. C. F. H., & Cervi, G. M. (2019). Espaços e tempos de escolarização: marcas dos dispositivos disciplinares. Linhas Crí­ticas, 25, e21867. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21867