A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia

Authors

  • Sidney Silva Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3527

Keywords:

Modelos ético-políticos;, Democracia;, Gestão da educação

Abstract

O objetivo deste texto é contrapor modelos de democracia para investigar a gestão da educação, discutindo o potencial heurístico desses modelos na compreensão dos desafios da administração democrática do ensino e da forma como as políticas educacionais são concebidas e implementadas na escola pública. São abordadas a concepção contratualista ou liberal da democracia e a sua concepção comunitarista ou participativa. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem, fazendo parte de uma mesma família ético-política. A despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para a democracia, a concepção comunitarista não é incompatível com as exigências capitalistas, permitindo a esse sistema se rearticular politicamente a partir de novas bases éticas.

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Author Biography

Sidney Silva, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1999). Pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2003). Professor Adjunto do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

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Published

2009-06-30

How to Cite

Silva, S. (2009). A educação frente às tendências liberal e comunitarista da democracia. Linhas Críticas, 15(28), 153–170. https://doi.org/10.26512/lc.v15i28.3527

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