Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos

Autores

  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA - Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica;, Áreas profissionais;, Eixos tecnológicos

Resumo

A sistemática de organização da oferta da educação profissional e tecnológica, no Brasil, mudou. O critério deixou de ser por áreas profissionais e passou a ser por eixos tecnológicos. Quais foram os motivos alegados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação para essa mudança? Ela significará uma simples troca de rótulos ou traz implicações políticas e pedagógicas mais profundas? Este artigo trata do contexto em que emergiram as motivações para essa mudança, das razões oficiais apresentadas, das expectativas que se criaram com a adoção do novo critério organizacional e das suas implicações para a política de regulação da expansão da oferta dessa modalidade educacional. Em especial, são desenvolvidos alguns argumentos favoráveis à decisão sobre a inclusão de núcleos politécnicos comuns nos projetos pedagógicos dos cursos e à ênfase que foi dada à prática interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA - Belo Horizonte

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil, 1984), com Pós-Doutoramento em Sociologia do Trabalho no Institut de Recherches sur les Sociétés Contemporaines (França, 1998). Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte).

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Publicado

06.12.2010

Como Citar

Machado, L. R. de S. (2010). Organização da Educação Profissional e Tecnológica por Eixos Tecnológicos. Linhas Crí­ticas, 16(30), 89–108. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3571

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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