Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial

Autores

  • Paulo Vinicius Baptista da Silva Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR)
  • Débora Cristina de Araújo Rede estadual de ensino do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3825

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, Racismo, Relações étnico-raciais

Resumo

Esse artigo se propõe a discutir possíveis formas de articulação da Educação em Direitos Humanos no Brasil com políticas de promoção de igualdade étnico-racial. Para tal, discute pontos específicos do PNEDH, articulando com outras normativas importantes, em alguns casos o PNDH em suas diferentes versões, em outros com normativas específicas de promoção de igualdade racial, como o artigo 26A da LDB e a Carta de Durban. Conclui pela implantação de uma educação aberta para o diálogo constante sobre e com as diferenças e exercitando o diálogo permanente com movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Paulo Vinicius Baptista da Silva, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR)

Paulo Vinicius Baptista da Silva, doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, exercendo atualmente a função de coordenador. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR), é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, vice-coordenador do Grupo de Trabalho Educação e Relações Raciais da ANPED e representante da Região Sul na diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) (ABPN). Publicação recente: Racial Inequalities in the Symbolic Realm: The Brazilian Context (Revue Canadienne d’Études du Développement, v. 29, p. 245-266. 2010). E-mail: paulovbsilva@uol.com

Débora Cristina de Araújo, Rede estadual de ensino do Paraná

doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná na linha de Políticas Educacionais. É professora da rede estadual do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola. Tem atuado também em estudos sobre relações raciais, literatura infantojuvenil e racismo discursivo.

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Silva, P. V. B. da, & Araújo, D. C. de. (2012). Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. Linhas Crí­ticas, 17(34), 483–505. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3825

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