Accesibilidad en el moodle para sujetos con discapacidad visual
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3735Palabras clave:
Subjetividad, Accesibilidad, InclusiónResumen
Una experiencia de trabajo pedagógico es utilizada para describir la construcción de la accesibilidad en un Ambiente Virtual de Aprendizaje – AVA para una maestra con discapacidad visual. Tres aspectos son abordados: a) la descripción textual de las imágenes y tablas; b) la organización de las informaciones; c) la configuración específica del editor de textos del MOODLE para la utilización del software leedor de pantallas. Se concluye indicando que el valor de la experiencia educacional, tanto en su aspecto inclusivo como en el uso de las nuevas tecnologías en la educación, está en los desafíos que nos han traído y que nos permiten avanzar nuestra comprensión sobre la relación sujeto/enseñanza-aprendizaje/conocimiento, en nuevas formas de vivencias educacionales.
Descargas
Citas
CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os pingos nos “is”.Porto Alegre: Mediação, 2004.
CORRÊA, Juliane. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas depensar.Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
LEVY, Pierre. A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34, 2001.
MATA, Thiago Henrique Ramos; BARBOSA Renê de Lima. Hipertexto Interativo para UsuáriosDeficientes Visuais (Monografia de Graduação em Computação ”“ Licenciatura). Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://monografias.cic.unb.br/dspace/bitstream/123456789/133/1/monografia.pdf>. Acesso em: 21 out. 2009.
MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. In: ENDIPE, XIII. 2006, Recife, Anais do Encontro Nacional de Didáticae Prática de Ensino. Universidade Federal de Pernambuco, abril de 2006, p.359-379.
RAPOSO, Patrícia Neves; MÓL, Gerson de Souza; PIRES, Rejane Ferreira Machado. Desenvolvimento de estratégias para o ensino de Química a alunos com deficiência visual. In: SALLES, Paulo Sérgio Bretas de Almeida; GAUCHE, Ricardo (Org.) Educação Científica, Inclusão Social e Acessibilidade.Goiânia: Cânone Editorial, 2011, p. 127-154.
RUIZ-VELAZCO, Enrique, Algunos elementos para orientar el uso y la producción de contenidos concertidun me y calidade. In: TORRES, Elizabeth Fátima; MAZZZONI, Alberto Angel, Conteúdos digitaismultimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 152-160,2004.
TUNES, Elisabete; bartholo, ROBERTO SANTOS. O Trabalho Pedagógico na Escola Inclusiva. In: TACCA,MARIA CARMEN.Aprendizagem e trabalho pedagógico,Campinas: Alínea, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
