A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3430Keywords:
Pós-graduação;, Relação orientador-orientando;, Trabalho acadêmicoAbstract
O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.
Downloads
References
ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTRO, Cláudio Moura. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois deum quarto de século In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússolado escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis:Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 109-134.
CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. Trad.: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo:Cortez, 2002.
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores.Lisboa, Portugal: Asa, 2001.
DUARTE, Andréa Novo. Relação dialógica entre orientador e orientando: intercâmbios significativos. In: MORAES, Roque; HACKMANN, Berenice Gonçalves; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.).De Marte a Narciso: (sobre)vivências em dissertações de mestrado. Ijuí: Edunijuí, 2005. p. 135-143.
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, AnaMaria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de tesese dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226.
GARCÃA, Guilhermo. A relação pedagógica como vínculo libertador. Uma experiência de formaçãodocente. In: PATTO, Maria Helena S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz,1981. p. 342-359 (Biblioteca de psicologia e psicanálise; v. 1).
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento.In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafiose estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; SãoPaulo: Cortez, 2006. p. 371-382.
MORAES, Roque. Aprender e comunicar: encaminhamento das análises e da produção escrita emdissertações de mestrado. In: MORAES, Roque; HACKMANN, Berenice Gonçalves; MANCUSO,Ronaldo (Orgs.). De Marte a Narciso: (sobre) vivências em dissertações de Mestrado. Ijuí: Edunijui,2005, v. 1. p. 175-194.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orienta-ção. In: BIANCHETTI, LUCÃDIO; MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever:desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC;São Paulo: Cortez, 2006. p. 135-163.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistema-tização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, AnaMaria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses edissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
ZILBERMANN, Regina. Orientação: a aventura compartilhada. In: BIANCHETTI, Lucídio;MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientaçãoe escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p.329-335.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).