Expansão recente do Ensino Superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4776

Palavras-chave:

Educação, Democratização escolar, Juventude, Ensino superior, Trabalho

Resumo

Procuramos investigar a expansão recente do ensino superior brasileiro, delineando suas características gerais para compreender a nova configuração desse nível de ensino e suas articulações com o mercado de trabalho, também intensamente modificado nas duas últimas décadas. No contexto geral das transformações nas políticas públicas brasileiras e nas dinâmicas das desigualdades socioeconômicas, o esforço em mapear a articulação entre ensino superior e trabalho nos permite passar ao exame de algumas trajetórias juvenis de estudantes das camadas populares, no ensino público e no ensino privado, desdobrando consequências sobre o campo de possibilidades que estrutura a experiência juvenil hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Augusta Alves Jardim, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia na FFLCH/USP e Professora do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, área de Sociologia da Educação - Faculdade de Educação/USP.

Wilson Mesquita de Almeida, Universidade Federal do ABC

Mestre e Doutor em Sociologia, Programa de Pòs-Graduação/USP. Professor da Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Políticas Públicas, São Bernardo do Campo, SP., Brasil.

Referências

ABDAL, A.; NAVARRA, J. Uni por Uni, eu escolhi a que era do lado da minha casa: deslocamentos cotidianos e o acesso, a permanência e a fruição da universidade por bolsistas do ProUni no ensino superior privado. Novos Estudos, São Paulo, n. 99, p. 65-87, 2014.

ALMEIDA, W. M. USP para todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo: Musa Editora, 2009.

______. ProUni e o ensino superior privado lucrativo em São Paulo: uma análise sociológica. São Paulo: Musa Editora, 2014.

BARBOSA, M. A. Estudantes de classes pobres na universidade pública: um estudo de depoimentos em psicologia social. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

BEISIEGEL, C. R. Educação e sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, B. (Org.). História geral da civilização brasileira: o Brasil republicano. São Paulo: Difel, 1986. v. 4.

BERNARDI, B. B. O conceito de dependência da trajetória (path dependence): definições e controvérsias teóricas. Perspectivas, São Paulo, v. 41, p. 137-167, 2012.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Les héritiers: les étudiants e la culture. Paris: Minuit, 1964.

______. La reproduction: éléments pour une théorie du systeme d ´enseignement. Paris: Minuit, 1970.

CARVALHO, C. H. A. O ProUni no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 979-1000, 2006.

CATANI, A. M.; GILIOLI, R. S. P. O ProUni na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 55-68, 2005.

COMIN, A.; BARBOSA, R. J. Trabalhar para estudar. Sobre a pertinência da noção de transição escola-trabalho no Brasil. Novos Estudos, São Paulo, n. 91, p. 75-95, 2011.

CUNHA, L. A. A expansão do ensino superior: causas e consequências. Debate e Crítica, n. 5, p. 27-58, 1975.

D’ANDREA, T. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

DAUSTER, T. Uma revolução silenciosa: notas sobre o ingresso de setores de baixa renda na universidade. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 27., 2003, Caxambu. Anais... Caxambu: Anpocs, 2003.

DRAIBE, S. O welfare state no Brasil: características e perspectivas. Campinas: Unicamp, 1993. (Caderno de Pesquisa, n. 8).

DURHAM, E. R. O ensino superior privado no Brasil: público e privado. São Paulo: Nupes, 2003. (Documentos de Trabalho, n. 3/03).

ESPING-ANDERSEN, G. Three worlds of welfare capitalism. In: PIERSON, P.; CASTLES, F. G. (Eds.). The welfare state reader. 2nd ed. Great Britain: Polity Press, 2006.

FRENCH, J.; FORTES, A. A “era Lula”, as eleições presidenciais de 2010 e os desafios do pós-neoliberalismo. Tempo Social, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 201-228, 2012.

GOUVEIA, A. J. Democratização do ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 50, n. 112, p. 232-44, 1968.

GUIMARÃES, A. S. Cidadania e retóricas negras de inclusão social. Lua Nova, São Paulo, n. 85, p. 13-40, 2012.

GUIMARÃES, N. A. Trajetórias juvenis: um novo nicho em meio à expansão das oportunidades de trabalho? In: MACAMBIRA, J.; ANDRADE, F. R. B. (Orgs.). Trabalho e formação profissional: juventudes em transição. Fortaleza: IDT; Uece; BNB, 2013.

HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2006.

JARDIM, F. A. A. Entre desalento e invenção: experiência de desemprego e desenraizamento em São Paulo. São Paulo: Annablume, 2009.

______. As persistências das desigualdades e gestão das diferenças na América Latina “pós-neoliberal”. In: CONGRESSO ALAS ”“ CRISE E EMERGÊNCIAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA, 29., 2013, Santiago. Anais... Santiago: Alas, 2013. Disponível em: .

KERSTENETZKY, C.L.; UCHÔA, C. Moradia inadequada, escolaridade insuficiente, crédito limitado: em busca da nova classe média. In: BARTELT, D. (org.) A “nova classe média” no Brasil como conceito e projeto político. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2013.

LIMA, H. I.; SILVA, B. R. G.; SILVA, P. R. Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911-1925). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 10, n. 37, p. 441-456, 2002.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe e status social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MARTINS, C. B. A Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, 2009.

MOEHLECKE, S. Fronteiras da Igualdade no ensino superior: excelência & justiça racial. 2004. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 661-690, 2007.

OLIVEN, A. C. Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 86, p. 75-78, ago. 1993.

PAVÃO, A. Inclusão e exclusão das camadas populares na universidade: o papel da leitura e da escrita. 2004. Tese (Doutorado) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2004.

PIOTTO, D. C. As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

ROSENBURG, C. Nota alta: a educação já movimenta 90 bilhões de reais por ano no Brasil e deve ser o setor que mais crescerá no mundo nas próximas décadas. Exame, n. 7, p. 35-45, abr. 2002.

SABOIA, J. Baixo crescimento econômico e melhora do mercado de trabalho ”“ como entender a aparente contradição? Estudos Avançados, São Paulo, v. 28, n. 81, p. 115-125, 2014.

SAMPAIO, H. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec; Fapesp, 2000.

SAMPAIO, H.; LIMONGI, F.; TORRES, H. Equidade e heterogeneidade no ensino superior brasileiro. Brasília: Inep, 2000.

SANTOS, C. M. O acesso ao ensino superior no Brasil: a questão da elitização. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 6, n. 19, p. 237-258, 1998.

SCHOFER, E.; MEYER, J. W. The worldwide expansion of higher education in twentieth century. American Sociological Review, v. 70, p. 898-920, Dec. 2005.

SILVA, J. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2003.

SINGER, A. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SOUZA, P.R. A revolução gerenciada: educação no Brasil (1995-2002). São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SOUZA, J. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

TROGER, V. Bourdieu et l ´école: la démocratisation désenchantée. Sciences Humaines, n.15, fev.-mar., p. 16-23, 2012.

VILLAS BÔAS, G. Seleção e partilha: excelência e desigualdades sociais na universidade. Teoria & Sociedade, n. 7, p. 95-115, jun. 2001.

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Jardim, F. A. A., & Almeida, W. M. de. (2016). Expansão recente do Ensino Superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?. Linhas Crí­ticas, 22(47), 63–85. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4776

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Juventude, Educação e Trabalho

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.