A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Cleide Maria Viana Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3430

Palavras-chave:

Pós-graduação;, Relação orientador-orientando;, Trabalho acadêmico

Resumo

O texto analisa a relação orientador-orientando e suas implicações na produção acadêmica na ótica dos orientadores, considerando os desafios didático-pedagógico e dialógicoafetivo da relação no campo da formação docente, da relação trabalho-educação e seu reflexo no fazer do orientador na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado realizada com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB que tiveram orientandos defendendo dissertações nos anos de 2005 e 2006. Há indicação da influência nos aspectos: afetivo, profissional, teórico-metodológico e institucional nessa relação. Espera-se que o estudo contribua para estimular o debate acerca do processo de orientação na pós-graduação stricto sensu.

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Biografia do Autor

Cleide Maria Viana, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação
pela Universidade de Brasília. Professora Adjunto aposentada pela Universidade Estadual Do Ceará

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Publicado

31.08.2008

Como Citar

Viana, C. M. (2008). A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu. Linhas Crí­ticas, 14(26), 93–110. https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3430