Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3318Keywords:
Universidade pública;, Mudança de paradigmas;, Saber científicoAbstract
Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário.
Downloads
References
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
______. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, Edgar. O Método. Vol. IV ”“ As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização.Lisboa: Publicações Europa-América, 1992.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias (1989),In: ______. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez,1999. p. 187-234.
______. Ciência e senso comum. In: ______. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio deJaneiro: Graal, 1989. p. 31-45.
______. A Universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória daUniversidade. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).