Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3318Palavras-chave:
Universidade pública;, Mudança de paradigmas;, Saber científicoResumo
Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário.
Downloads
Referências
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
______. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, Edgar. O Método. Vol. IV ”“ As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização.Lisboa: Publicações Europa-América, 1992.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da idéia de universidade à universidade de idéias (1989),In: ______. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez,1999. p. 187-234.
______. Ciência e senso comum. In: ______. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio deJaneiro: Graal, 1989. p. 31-45.
______. A Universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória daUniversidade. São Paulo: Cortez, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.