As mudanças na gestão e organização da escola: a participação como estratégia de reforma
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3253Keywords:
Gestão escolar;, Racionalidade econômica;, Participação-execuçãoAbstract
O artigo pretende evidenciar aspectos significativos do processo de implementação na escola pública de um modelo racional econômico de gestão, consubstanciado no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), e analisar os desdobramentos ou conseqüências desse movimento no âmbito da produção do trabalho escolar e nas formas de participação, relacionando sua lógica ao movimento ampliado de transformação das relações de acumulação capitalista. O estudo evidenciou que a metodologia de trabalho instituída pelo PDE materializa um modelo de organização e de gestão da escola que limita a participação dos agentes escolares à execução de procedimentos gerenciais, destituindo o conceito de uma perspectiva mais política e universal, visando o redimensionamento do poder na sociedade.
Downloads
References
AMARAL SOBRINHO, José. O PDE e a gestão escolar no Brasil. Brasília: MEC/Fundescola, 2001.
AMARAL SOBRINHO, José; XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreição. Como elaborar o Planode Desenvolvimento da Escola: aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento efi-caz. 2. ed. Brasília, 1999.
ANDERSON, Gary L. Hacia una participación auténtica: deconstrucción de los discursos de lasreformas participativas en la educación. In: NARODOWSKI, Mariano; NORES, Milagros;ANDRADA, Myrian (Orgs.). Nuevas tendencias en políticas educativas:estado, mercado y escuela.Buenos Aires: Granica, 2002.
BRASIL, Ministério da Administração e Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelhodo Estado. Brasília: Mare, 1995.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembrode 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. de 05 de outubro de 1988. Brasília:Senado Federal. Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000.
BRASIL, MEC, FNDE. O programa. Disponível em: http://www.fnde.gov.br. Acesso em: 01 fev.2006.
BRESSER-PEREIRA, Luís Carlos. Reforma do Estado para a cidadania: a reforma gerencialbrasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Editora 34; Brasília: Enap, 1998.
COUTINHO, Carlos Nelson. A democracia como valor universal. São Paulo: Livraria EditoraCiências Humanas, 1980.
DELORS, Jacques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília:MEC: Unesco, 2001.
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad.: Sandra Guardini TeixeiraVasconcelos. São Paulo: EdUSP, 1999. (Clássicos 15)
FONSECA, Marília; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza (Orgs.). Escolas Gerenciadas:planos de desenvolvimento e projetos político-pedagógicos em debate. Goiânia. Editora da UCG, 2004.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. Trad.: Luciana Carli. Editora Artenova, 1977.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
GIDDENS, Antony. A terceira via. Reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social democracia.Trad.: Maria Luiza X. de A. Borges. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
GOIÁS. Coordenação Estadual Executiva do Projeto ”“ Fundescola (Coep/GO). Proposta deuniversalização do PDE. SEE/Coep/GO ”“ Fundescola. Goiânia, 2001.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 2. ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio deJaneiro: Civilização Brasileira, 1978.
HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Trad.: Anna Maria Capovilla, José ÃtaloStelle e Liane de Morais Ribeiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.
LIMA, Licínio. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo:Cortez, 2001.
NEVES, Lucia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capitalpara educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva:os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais.Trad. Fabio Fernandez. São Paulo: EdUSP, 1999.
PARO, Victor. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. 6. ed. São Paulo: Best Seller, 2001.
SILVA, Luís Gustavo Alexandre. As mudanças na gestão e organização da escola: a lógica gerencial e a participação como estratégia de reforma, 2004. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade Federalde Goiás, Goiânia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).