Docência universitária e avaliação: desafios para a educação física

Authors

  • Wanderson Ferreira Alves Faculdade de Educação - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3246

Keywords:

Docência universitária;, Avaliação;, Educação Física;, Formação de professores

Abstract

O objetivo deste texto é discutir a avaliação no Ensino Superior e algumas de suas implicações  na formação de professores, particularmente problematizando o campo da Educação Física.  Entendendo que a categoria da avaliação possui lugar central na organização do trabalho  pedagógico, procuramos repensar a formação docente em Educação Física trazendo a avaliação  para o centro dos cursos de formação. Concluindo o texto, apontamos a importância de se  conceder uma maior atenção à avaliação nos cursos de formação inicial, bem como a necessidade  de os docentes universitários refletirem sobre suas próprias práticas avaliativas. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wanderson Ferreira Alves, Faculdade de Educação - UFG

Mestre em Educação. Doutorando em Educação na Universidade de São Paulo. Professor da  Escola Superior de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás e da Faculdade de  Educação da Universidade Federal de Goiás

References

ALVES, Wanderson Ferreira. A formação continuada para os professores de educação física noProjeto de Aceleração da Aprendizagem em Goiás. Inter-Ação. Revista da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal da Goiás. Goiânia, v. 28, n. 2, p. 205-217, jul.-dez. 2003.

BALZAN, Newton C. Indissociabilidade ensino-pesquisa como principio metodológico. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas:Papirus, 2002. p. 115-136.

BORGES, Cecília M.F. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

CASTRO, Cláudio. A ilegalidade virtuosa. Revista Veja. São Paulo: Abril, v. 37, n. 8, p. 28, 2004.

DALBEN, Ângela I.L.F. Das avaliações exigidas as avaliações necessárias. In: VILLAS BOAS,Benigna Maria de Freitas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 13-42.

FREITAS, Luiz C. Critica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 5. ed. Campinas:Papirus, 2002a.

______. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 23, n. 80, p. 301-327, set. 2002b. ISSN: 0101-7330.

______. A “progressão continuada” e a “democratização” do ensino. In: VILLAS BOAS, BenignaMaria de Freitas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002c. p. 83-111.

GÜNTHER, Mariana C.C.; MOLINA NETO, V. A formação permanente de professores deEducação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo etnográfico. RevistaPaulista de Educação Física. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-97, jan./jun. 2000.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOBSBAWM, Eric. Renascendo das cinzas. In: BLACKBURN, Robin (Org.). Depois da queda: ofracasso do comunismo e o futuro do socialismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 255-270.

LELIS, Isabel. La construction sociale de la profession enseignante : un réseau d’histoires.Education et francophonie, revue scientifique virtuelle, v. 29, n. 1, printemps 2001. Disponível em:.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

______. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Lea G.C.; CAVALLET, Valdo J. Docência e ensinosuperior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel L.L. (Org.). Formação de educadores:desafios e perspectivas. São Paulo: Unesp, 2003. p. 267-278.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. HarwardEducational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, february 1987.

SILVA, Tomaz T. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000.

SORDI, Mara R.L. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia univer-sitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002. p. 231-248.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Metodologia do ensino no contexto da organização do trabalhopedagógico. In: LEITE, Denise B.C.; MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante: produçãodo ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1998. p. 34-67.

______.; RESENDE, Lúcia M.G.; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas:Papirus, 2002. p. 161-191.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. As práticas avaliativas e a organização do trabalhopedagógico. Campinas: Universidade de Campinas/ Faculdade de Educação, 1993 (Tese dedoutorado).

______. Desafio da avaliação no curso de magistério: “ensinar” ou praticar a avaliação? LinhasCríticas. Brasília, , v. 7 , n. 12, p. 23-40, jan.-jun. 2001a.

______. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político-pedagógico.Campinas: Papirus, 2001b. p. 175-212.

Published

2006-03-31

How to Cite

Alves, W. F. (2006). Docência universitária e avaliação: desafios para a educação física. Linhas Críticas, 11(21), 229–240. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3246

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.