Docência universitária e avaliação: desafios para a educação física
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3246Palavras-chave:
Docência universitária;, Avaliação;, Educação Física;, Formação de professoresResumo
O objetivo deste texto é discutir a avaliação no Ensino Superior e algumas de suas implicações na formação de professores, particularmente problematizando o campo da Educação Física. Entendendo que a categoria da avaliação possui lugar central na organização do trabalho pedagógico, procuramos repensar a formação docente em Educação Física trazendo a avaliação para o centro dos cursos de formação. Concluindo o texto, apontamos a importância de se conceder uma maior atenção à avaliação nos cursos de formação inicial, bem como a necessidade de os docentes universitários refletirem sobre suas próprias práticas avaliativas.
Downloads
Referências
ALVES, Wanderson Ferreira. A formação continuada para os professores de educação física noProjeto de Aceleração da Aprendizagem em Goiás. Inter-Ação. Revista da Faculdade de Educaçãoda Universidade Federal da Goiás. Goiânia, v. 28, n. 2, p. 205-217, jul.-dez. 2003.
BALZAN, Newton C. Indissociabilidade ensino-pesquisa como principio metodológico. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas:Papirus, 2002. p. 115-136.
BORGES, Cecília M.F. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
CASTRO, Cláudio. A ilegalidade virtuosa. Revista Veja. São Paulo: Abril, v. 37, n. 8, p. 28, 2004.
DALBEN, Ângela I.L.F. Das avaliações exigidas as avaliações necessárias. In: VILLAS BOAS,Benigna Maria de Freitas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 13-42.
FREITAS, Luiz C. Critica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 5. ed. Campinas:Papirus, 2002a.
______. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 23, n. 80, p. 301-327, set. 2002b. ISSN: 0101-7330.
______. A “progressão continuada” e a “democratização” do ensino. In: VILLAS BOAS, BenignaMaria de Freitas. Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002c. p. 83-111.
GÜNTHER, Mariana C.C.; MOLINA NETO, V. A formação permanente de professores deEducação Física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo etnográfico. RevistaPaulista de Educação Física. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-97, jan./jun. 2000.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOBSBAWM, Eric. Renascendo das cinzas. In: BLACKBURN, Robin (Org.). Depois da queda: ofracasso do comunismo e o futuro do socialismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p. 255-270.
LELIS, Isabel. La construction sociale de la profession enseignante : un réseau d’histoires.Education et francophonie, revue scientifique virtuelle, v. 29, n. 1, printemps 2001. Disponível em:.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
______. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.
PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Lea G.C.; CAVALLET, Valdo J. Docência e ensinosuperior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel L.L. (Org.). Formação de educadores:desafios e perspectivas. São Paulo: Unesp, 2003. p. 267-278.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. HarwardEducational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, february 1987.
SILVA, Tomaz T. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora, 2000.
SORDI, Mara R.L. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia univer-sitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002. p. 231-248.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Metodologia do ensino no contexto da organização do trabalhopedagógico. In: LEITE, Denise B.C.; MOROSINI, M. (Orgs.). Universidade futurante: produçãodo ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1998. p. 34-67.
______.; RESENDE, Lúcia M.G.; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. 3. ed. Campinas:Papirus, 2002. p. 161-191.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. As práticas avaliativas e a organização do trabalhopedagógico. Campinas: Universidade de Campinas/ Faculdade de Educação, 1993 (Tese dedoutorado).
______. Desafio da avaliação no curso de magistério: “ensinar” ou praticar a avaliação? LinhasCríticas. Brasília, , v. 7 , n. 12, p. 23-40, jan.-jun. 2001a.
______. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político-pedagógico.Campinas: Papirus, 2001b. p. 175-212.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.