The incalibrable socio-emotional competence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Keywords:

Currículo, Políticas públicas, Neoliberalismo, Competência socioemocional

Abstract

In this text, the authors discuss the notion of socio-emotional competence in light of the idea, constructed with Derrida, that education is a response to the call of otherness. Starting with the BNCC and political documents drawn up by multilateral bodies - such as the OECD and the UN / World Bank - the authors argue that a rhetoric is underway that subjects education to economic language and systemic models. Highlighting the example of a project under development with in-service teachers in four Brazilian cities, the authors defend the need for and urgency of situated public policies centered on the school experience as well as on the interrelationalities that occur there.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Augusto Rezende Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Guilherme Augusto Rezende Lemos

É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, na área de currículo, com a tese "O sujeito descentrado e a educação como estética", sob a orientação da Professora Elizabeth Fernandes de Macedo, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade do Porto - Portugal, bolsa FAPERJ, agosto a dezembro de 2011. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, currículo, didática, formação de professores, cultura e filosofia. Professor do Programa Programa de pós graduação em Educação da UERJ - PROPED.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0518-6719

Elizabeth Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Elizabeth Macedo

Possui graduação em Química pela UERJ, mestrado e doutorado em Educação, respectivamente pela UFRJ e UNICAMP. Tem pós-doutorado pela University of British Columbia. Atuou como Visiting Scholar na University of British Columbia, na Columbia University e na New York University (estágio sênior, CNPq, 2019). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuação na administração do sistema de ciência e tecnologia, seja na Universidade, seja em agências de fomento. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1A do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq. Suas pesquisas em andamento têm se concentrado em mapear as redes de demandas (ou de poder) em ação durante a elaboração de currículos nacionais, bem como como durante os processos de implementação nos estados.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4886-8709

References

Anderson-Levitt, K. (2017). Global Flows of Competence-based Approaches in Primary and Secondary Education. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs, 16 (1): 47-72.

Banco Mundial. (2011). Orientações pós-crise. http://siteresources.worldbank.org/EXTANNREP2011/Resources/8070616-1315497380273/P_Chapter1_PostcrisisDirections.pdf

Banco Mundial. (2017). Um ajuste justo: uma análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. https://cdn.oantagonista.net/uploads/2017/11/Banco-Mundial-Um-Ajuste-Justo.pdf

Banco Mundial. (2019). Atlas of Sustainable Development Goals From World Development Indicators 2018.

Benevides-Pereira, A.M.T. (2012). Considerações sobre a síndrome de burnout e seu impacto no ensino. Boletim de Psicologia, 2012, Vol. LXII, Nº 137: 155168. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v62n137/v62n136a05.pdf

Brasil, MEC. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf

Carvalho, R. S. de, Silva, R.R.D. da. (2017). Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, 63, 173-190. http://www.scielo.br/pdf/er/n63/1984-0411-er-63-00173.pdf

CNPq. (2016). Chamada CNPq nº 22/2016 – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Brasília: CNPq, 2016. http://resultado.cnpq.br/8345324771782023

Derrida, J. (1989). Psyche: inventions of the Other. In Waters, L.; Godzich, W. (eds). Reading de man reading. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Derrida, J. (2010). Força da lei. São Paulo: Martins Fontes.

Diáz-Barriga, A. (2018). A prova Pisa: idealização, cidadania global, imposição cultural e ausência de impacto pedagógico didático. In Ortigão, M.I.R. (Org.) Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV, p. 19-38)

Foucault, M. (2010). Nascimento da Biopolítica. Lisboa: Edições 70.

Grumet, M. (1981). Restitution and reconstruction of educational experience: an autobiographical method for curriculum theory. In: Lawn, M.; Barton, L. (Orgs.). Rethinking curriculum studies. Londres: Croom Helm.

Hekman, S. (2014). The feminine subject. Cambridge: Polity Press.

Lemos, G. A. R. (2014). O sujeito descentrado e a educação como estética. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UERJ/ProdEd.

Lemos, G. A. R. (2019). Currículo e docência: regulação e escape. In Macedo, E.; Menezes, I. (Org.). Currículo, política e cultura: conversas entre Brasil e Portugal. Curitiba: CRV, 41-56.

Lins, L. M. (2013). Economia e Educação: um estudo da relação entre estrutura produtiva e demandas educacionais nas regiões metropolitanos de São Paulo e Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH – USP.

Macedo, E. (2018). A teoria do currículo e futuro monstro. In Lopes, A.; Siscar, M. (Org.) Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução e porvir. São Paulo: Cortez, p. 153-177.

Mackinsey & Company. (2017). Fatores que influenciam o sucesso escolar na América Latina: Relatório 2015. https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/social%20sector/our%20insights/what%20drives%20student%20performance%20in%20latin%20america/fatores-qu-port.ashx

Miller, J. L. (2005). Sounds of silence breaking: women, autobiography, curriculum. New York: Peter Lang.

Nascimento, E. (2018). O debate Foucault e Derrida: políticas da interpretação. In Lopes, A.C.; Siscar, M. (Orgs.). Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, p. 13-37.

Ortigão, M.I.R. (Org). (2018). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o Pisa. Curitiba: CRV.

Rodrigues, C. E. S. de L. (2015). Habilidades socioemocionais: a ocde e seu projeto de governança educacional global. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis:ANPEd. https://educacaoemocional.com.br/wp-content/uplo ads/2018/07/Anped-Habilidades-socioemocionais-a-OCDE-e-seu-projeto-de-go vernança-educacional-global.pdf

Published

2019-07-10

How to Cite

Lemos, G. A. R., & Macedo, E. (2019). The incalibrable socio-emotional competence. Linhas Críticas, 25, e24582. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582

Issue

Section

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.