Ensino médio e segregação urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24327

Palavras-chave:

Ensino Médio, Influência de lugar, Segregação urbana

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir a influência do lugar sobre as escolas urbanas, sobretudo no ensino médio, nível esse que marca o fim da educação básica e cujo objetivo é propiciar aos educandos inserção na vida econômica e social. Assim, se debruçando sobre as escolas estaduais de nível médio do município de Suzano, na Grande São Paulo, serão analisados os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e a porcentagem de alunos concluintes do terceiro ano médio que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio para verificar a influência do lugar sobre tais variáveis. Por fim, serão discutidos os motivos de tal influência, apontando a relação entre segregação urbana e baixo aproveitamento dos alunos em bairros periféricos.

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Biografia do Autor

Alexandre Weingrill Araujo, University of Alberta, Canada

Atuou como professor de educação básica na rede estadual de São Paulo por seis anos. Mestre em educação pela Universidade Federal de São Paulo. O foco de pesquisa é o ensino médio no Brasil . Doutorando em educação pela Universidade de Alberta - Canada na área de educação secundária. E-mail: awaraujo@ualberta.ca

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Publicado

05.08.2020

Como Citar

Araujo, A. W. (2020). Ensino médio e segregação urbana. Linhas Crí­ticas, 26, e24327. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24327

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