John Dewey

um clássico da educação para a democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281

Palavras-chave:

História da Educação, Sociedade, Democracia, Escola

Resumo

Examina-se a concepção de democracia de John Dewey em relação à sua perspectiva de sociedade e escola em Democracia e educação. Postula-se que o autor respondia aos problemas humanos decorrentes da industrialização, urbanização, imigração, do progresso científico e tecnológico que marcaram a sociedade burguesa, em especial os Estados Unidos da América, nas décadas finais do século XIX e iniciais do século XX. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influia no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Enfim, para o autor, tais atitudes favoreceriam maior intercâmbio e comunicação que contribuíram para a promoção da democracia.

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Biografia do Autor

Maria Inalva Galter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Colegiado de Pedagogia, membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel/PR. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp/SP, Mestre em Educação pela UEM/PR, Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE/PR. E-mail: mgalter@hotmail.com

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

Professora associada e pesquisadora do Mestrado e do Doutorado em Educação e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR. Doutora em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UEM. Graduada em História pela UEM. Membro e Líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação da Unioeste, campus de Cascavel, PR. E-mail: cidafavoreto20@gmail.com

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Publicado

20.08.2020

Como Citar

Galter, M. I., & Favoreto, A. (2020). John Dewey: um clássico da educação para a democracia. Linhas Crí­ticas, 26, e28281. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28281

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