Uma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México)
(apresentação)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.23823Keywords:
Didática desenvolvimentalAbstract
Apresentação do dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais.
Downloads
References
Longarezi, A.M, Silva, D.S. (2018). Formação de professores e sistemas didáticos na perspectiva histórico-cultural da atividade: panorama histórico-conceitual. Apresentação. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia: EDUFU. Vol 2, n.3, p. 571-590. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv2n3.a2018-47433
Longarezi, A.M. (2018). Conferência Significado e sentido na formação do aluno por meio da atividade de estudo. In: 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: UNESP, set. de 2018.
Longarezi, A.M. (2019). A Teoria do Experimento Formativo no sistema ElkoninDavidov-Repkin. Puentes, R.V; Longarezi, A.M. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental. Sistema Elkonin-Davidov. Uberlândia: Edufu, Jundiaí: Paco Editora, 2019a. (no prelo)
Longarezi, A.M. (2019). Significado, sentido e Atividade de Estudo: uma problematização dos motivos na estrutura da atividade. Guadalupe, Sueli (Org.) Significado e sentido na educação para a humanização. Marília: UNESP, 2019b. (no prelo).
Longarezi, A.M., Puentes, R. V. (2017). Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchéniedesenvolvimento. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu.
Puentes, R. V. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: o sistema ElkoninDavidov (1958-2015). Obutchénie, Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58. Disponível em https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2
Puentes, R. V., Amorim, P. A. P., Cardoso, C. G. C. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 130-150.
Puentes, R. V., Amorim, P. A. P., Cardoso, C. G. C. (2018). Fundamental and applied researches in practice of leading scientific schools, v. 27, n. 3, p. 188-195.
Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2013). Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 29, p. 247-271.
Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2017a). A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia: Edufu, p.187-224.
Puentes, R. V., Longarezi, A. M. (2017b). Didática desenvolvimental: sessenta anos de tradição teórica, epistemológica e metodológica. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 9-19. Disponível em https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-1
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).