O estágio de docência em letras: o desafio da leitura literária no contexto do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202554838Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Estágio de docênciaResumo
O artigo foi desenvolvido a partir das seguintes questões: quais textos literários, estratégias de leitura e recursos tecnológicos foram usados por estagiários do curso de Letras, durante o ensino remoto? Em que medida esses elementos promoveram a leitura literária como possibilidade de apreciação estética? Trata-se de uma pesquisa documental, a partir de um corpus formado por dez relatórios de estágio de docência no Ensino Médio, produzidos entre 2020 e 2021, por acadêmicos do curso de Letras de uma universidade pública de Santa Catarina. Os resultados indicam que, no contexto online, as estratégias de ensino da literatura ainda se assemelham àquelas usadas nas aulas presenciais, centradas na leitura de fragmentos de textos e na historiografia. Os estagiários enfrentaram desafios para mobilizar a participação dos alunos em aulas síncronas e envolvê-los nas atividades e discussões nas plataformas virtuais.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1993). O prazer do texto. Perspectiva.
Bosi, A. (1970). História concisa da literatura brasileira. Cultrix.
Brasil. (2002). Resolução n. 01 de 18 de fevereiro de 2002. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12002.pdf?query=curso%20de%20n%C3%ADvel%20b%C3%A1sico
Brasil. (2006). Orientações Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
Brasil. (2015). Resolução n. 02 de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=resolu%5Cu00e7%5Cu00e3o
Candido, A. (1957). Formação da literatura brasileira. Livraria Martins Editora.
Candido, A. (2004). Vários escritos. Duas Cidades/Ouro sobre azul.
Coelho, N. N. (2000). Literatura infantil: teoria, análise, didática. Moderna.
Compagnon, A. (2010). O demônio da teoria. UFMG.
Dalvi, M. A. (2019). Criatividade na BNCC e em pesquisas atinentes à educação literária: indagações e desvelamentos. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 15(2), 283-300. https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9900/114114856
Domingues, C. (2017). Entre o sensível e o inteligível: A formação do leitor literário, no Ensino Médio, é possível? [Tese de doutorado, Universidade Federal da Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC – RIUFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180693
Franchetti, P. (2013). História literária: um gênero em crise. Em A. F. Viola (Org.). Crítica literária contemporânea (pp. 81-100). Civilização Brasileira.
Fritzen, C. (2017). O entorno da pergunta “O que significa ensinar literatura?”: reflexões sobre seu lugar e papel na educação básica. Em A. Cechinel, & C. de Sales (Orgs.). O que significa ensinar literatura? (pp. 109-122). EdUFSC.
Geraldi, J. W. (2010). A aula como acontecimento. Pedro & João Editores.
Iser, W. (1979). A interação do texto com o leitor. Em L. C. Lima (Org.). A literatura e o leitor (pp. 83-132). Paz e Terra.
Jouve, V. (2013). A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. Em A. Rouxel, G. Langlade, & N. L. Rezende. Leitura subjetiva e ensino de literatura (pp. 53-66). Alameda.
Jover-Faleiros, R. (2019). O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Estudos de Literatura Contemporânea, (51), e5721. https://doi.org/10.1590/2316-4018575
Langlade, G. (2013). O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. Em A. Rouxel, G. Langlade, & N. L. Rezende. Leitura subjetiva e ensino de literatura (pp. 25-38). Alameda.
Lüdke, M., & André, E. D. A. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. E.P.U.
Mello, C. (2021). Conhecimento literário, mediação de leitura e ensino de literatura. Em F. N. P. Pinto, L. H. O. da Silva, M. A. de Melo, & D. B. A. de Carvalho (Orgs.). Ensino de literatura no contexto contemporâneo (pp. 157-174). Mercado das Letras.
Monguilhott, I. de O. e S., Hentz, M. I. de B., Mossmann, S. da S., & Mitre, M. V. de O. (2022) Desafios (e possibilidades) da aprendizagem para o fazer docente no ensino remoto no curso de letras EAD. Sobre Tudo, 13(1), 98-129. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/5030
Pereira, H. B. C. (2014). Ensino de literatura–crítica, teoria e história. Línguas & Letras, 15(29). https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10822
Perrone-Moisés, L. (2016) Mutações da literatura no século XXI. Companhia das letras.
Petit, M. (2008). Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Editora 34.
Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L. (2012). Estágio e Docência. Cortez.
Ribeiro, A. E. (2021). Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, 2(1), e270. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id270
Romero, S. (1888). História da literatura brasileira. Garnier.
Rosa, J. G. (2015). Grande sertão: veredas. Nova Fronteira.
Rouxel, A. (2013). Apropriação singular das obras e cultura literária. Em A. Rouxel, G. Langlade, & N. L. Rezende. Leitura subjetiva e ensino de literatura (pp. 165-190). Alameda.
Saramago, J. (2013). Ensaio sobre a cegueira. Companhia das Letras.
Sousa, C. T. de S., Lucena, J. M., & Segabinaz, D. (2014). Estágio supervisionado e ensino de língua portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB. Raído, 8(15), 205-226. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/2278/1758
Veríssimo, J. (1912). A literatura no Brasil. Garnier.
Zilberman, R. (2009). Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 5(1), 9-20. https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924/554
Zilberman, R. (2021). Letras: uma área em busca de justificativa. Em F. N. P. Pinto, L. H. O. da Silva, M. A. de Melo, & D. B. A. de Carvalho (Orgs.). Ensino de literatura no contexto contemporâneo (pp. 17-34). Mercado das Letras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Chirley Domingues, Aracilba Aparecida Serafim Rodrigues, Júlia das Neves Mateus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.