O estágio de docência em letras: o desafio da leitura literária no contexto do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202554838

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Estágio de docência

Resumo

O artigo foi desenvolvido a partir das seguintes questões: quais textos literários, estratégias de leitura e recursos tecnológicos foram usados por estagiários do curso de Letras, durante o ensino remoto? Em que medida esses elementos promoveram a leitura literária como possibilidade de apreciação estética? Trata-se de uma pesquisa documental, a partir de um corpus formado por dez relatórios de estágio de docência no Ensino Médio, produzidos entre 2020 e 2021, por acadêmicos do curso de Letras de uma universidade pública de Santa Catarina. Os resultados indicam que, no contexto online, as estratégias de ensino da literatura ainda se assemelham àquelas usadas nas aulas presenciais, centradas na leitura de fragmentos de textos e na historiografia. Os estagiários enfrentaram desafios para mobilizar a participação dos alunos em aulas síncronas e envolvê-los nas atividades e discussões nas plataformas virtuais.

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Biografia do Autor

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Professora e pesquisadora do Programas de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Vice-lider do GEDIC - Grupo Educação, Infância e Cultura – UNISUL. E-mail: chirley.domingues@yahoo.com

Aracilba Aparecida Serafim Rodrigues, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catrina (2024). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Professora da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Professora da Educação Básica do Município de Capivari de Baixo – SC. Membro do GEDIC - Grupo Educação, Infância e Cultura – UNISUL E-mail: ararodrigues2000@yahoo.com.br

Júlia das Neves Mateus, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2022). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na mesma instituição. Professora da Escola Técnica de Comércio de Tubarão - ETCT. Membro do GEDIC - Grupo Educação, Infância e Cultura – UNISUL E-mail: julia_neves_tb@hotmail.com

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Publicado

08.04.2025

Como Citar

Domingues, C., Rodrigues, A. A. S., & Mateus, J. das N. (2025). O estágio de docência em letras: o desafio da leitura literária no contexto do ensino remoto. Linhas Crí­ticas, 31, e54838. https://doi.org/10.26512/lc31202554838

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