Epistemologia Qualitativa: base de uma práxis revolucionária na formação de pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc30202453246Palavras-chave:
Formação de pesquisadores, Epistemologia Qualitativa, EducaçãoResumo
O artigo objetiva apresentar as contribuições da Epistemologia Qualitativa ao processo de formação stricto sensu de pesquisadores(as) em Educação, apoiado por uma discussão sobre os desafios atuais que envolvem a produção de conhecimento científico na pós-graduação. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica de teses de doutorado em Educação do repositório Institucional da Universidade de Brasília, dos últimos dez anos, ancoradas pela Epistemologia Qualitativa. Como principais resultados, consideram-se as seguintes contribuições: a) mudança em representações relacionadas à origem e natureza do conhecimento científico; b) compreensão da pesquisa como um momento indissociável entre teoria e prática; c) implicação diferenciada do(a) pesquisador(a) no curso da pesquisa por meio de processos de reflexão e crítica; e, d) compromisso social e posicionamento singular do(a) pesquisador(a) em relação à sua atuação e aos contextos educativos.
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