Participação e conflitos na gestão de escola transformada em comunidades de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5067

Palavras-chave:

Comunidades de aprendizagem, Gestão democrática da escola, Gestão escolar e participação

Resumo

Este texto apresenta os resultados de pesquisa realizada em uma escola pública, com o objetivo de compreender as mudanças no seu processo de gestão, no que se refere à participação e aos conflitos, em função da sua transformação em Comunidades de Aprendizagem. Tem-se como referencial básico a teoria da ação comunicativa e a metodologia comunicativa crítica. A investigação indicou mudanças na unidade escolar, desde a implementação da proposta de Comunidades de Aprendizagem, sendo as mais significativas a incorporação do diálogo igualitário nos colegiados da instituição e a compreensão do conflito como ponto de partida para a busca do entendimento, que se estabelece na ação comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edneia Virgínia Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Linha Educação Escolar: Teorias e Práticas. Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo.

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Doutor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ELBOJ, Carmen; PUIGDELLÃVOL, Ignasi; SOLER, Marta Gallart; VALLS, Rosa. Comunidades de aprendizaje: transformar la educación. Barcelona: Graó, 2002.

FERRADA, Dona. Currículum crítico comunicativo. Barcelona: El Roure, 2001.

FLECHA, Ramón. Compartiendo palabras: El aprendizaje de las personas adultas a través do diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 8ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1980.

GOMES, Luiz Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas: Editora Alínea, 2007.

GÓMEZ, Jesús.; LATORRE, Antonio.; SÁNCHEZ, Montse.; FLECHA, Ramón. Metodología comunicativa crítica. Barcelona: El Roure, 2006.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Acción Comunicativa. Vol. I. Racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 2001.

PINTO, José Marcelino de Rezende. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

QUAGLIO, Paschoal. Gestão da educação e dialogicidade problematizadora. In: Revista Brasileira de Política e Administração da educação - v. 25, nº 1- jan/abr, 2009.

Downloads

Publicado

05.09.2017

Como Citar

Pinheiro, E. V., & Conti, C. L. A. (2017). Participação e conflitos na gestão de escola transformada em comunidades de aprendizagem. Linhas Crí­ticas, 23(50), 131–150. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5067

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.