Pesquisas pós-qualitativas e estudos das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350615

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Pesquisa pós-qualitativa, Infâncias

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma discussão sobre as contribuições da pesquisa pós-qualitativa para as investigações com as infâncias. Essa tradição de pesquisa busca compreender o ser humano em seus espaços de vida, principalmente em relação às mudanças causadas pela crise ecológica, pela relação com a tecnologia e outras marcas do Antropoceno. A partir disso, pretendemos refletir como a pesquisa pós-qualitativa entende as infâncias como parte do um todo vivente e como as metodologias de investigação são parte da transformação do mundo, convidando-nos a realizar um tipo de pesquisa que considere a importância das relações entre todas as formas de existência no planeta Terra.

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Biografia do Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI/CNPq. E-mail: jjanergeo@gmail.com

Sara Rodrigues Vieira de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI/CNPq. E-mail: saravpaula@gmail.com

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Lopes, J. J. M., & Paula, S. R. V. de. (2023). Pesquisas pós-qualitativas e estudos das infâncias. Linhas Crí­ticas, 29, e50615. https://doi.org/10.26512/lc29202350615

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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