Formação continuada com quadrinhos nas aulas de Ciências: algum problema?

Autores

  • Letícia dos Santos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André Ferrer Pinto Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4137

Palavras-chave:

Formação continuada em serviço, Ensino de ciências, Histórias em quadrinhos

Resumo

Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveuseguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Letícia dos Santos Carvalho é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências. É integrante do grupo de estudos “Ensino de Ciências e Cultura”. Seu último artigo foi o intitulado “Do ser e do fazer docente na Educação a Distância”,pela EDUFRN, no ano de  2012. E-mail: lleticia_carvalho@hotmail.com

André Ferrer Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

André Ferrer Pinto Martins é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integra o Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), liderando o Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura, cadastrado junto ao CNPq. Atua, desde 2010, como Coordenador Institucional do Programa PIBID na UFRN. Sua publicação mais recente: Sobre obstáculos e perfis: perspectivas para o ensino de ciências a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EdUFRN, 2012. E-mail: aferrer34@yahoo.com.br.

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Carvalho, L. dos S., & Martins, A. F. P. (2013). Formação continuada com quadrinhos nas aulas de Ciências: algum problema?. Linhas Crí­ticas, 19(39), 331–353. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4137

Edição

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