Formação continuada com quadrinhos nas aulas de Ciências: algum problema?

Autores

  • Letícia dos Santos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • André Ferrer Pinto Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4137

Palavras-chave:

Formação continuada em serviço, Ensino de ciências, Histórias em quadrinhos

Resumo

Este estudo se inscreve no âmbito da formação continuada em serviço, abarcando o ensino de ciências como área e as histórias em quadrinhos como estratégia para efetivação da proposta. Objetiva discutir os obstáculos e as possibilidades apresentadas em um processo de formação continuada em serviço de uma professora que leciona ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, que utilizou como estratégia metodológica histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. A pesquisa se desenvolveuseguindo uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo evidencia a contribuição da formação continuada com enfoque reflexivo para o redimensionamento da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Letícia dos Santos Carvalho é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências. É integrante do grupo de estudos “Ensino de Ciências e Cultura”. Seu último artigo foi o intitulado “Do ser e do fazer docente na Educação a Distância”,pela EDUFRN, no ano de  2012. E-mail: lleticia_carvalho@hotmail.com

André Ferrer Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

André Ferrer Pinto Martins é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integra o Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), liderando o Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Cultura, cadastrado junto ao CNPq. Atua, desde 2010, como Coordenador Institucional do Programa PIBID na UFRN. Sua publicação mais recente: Sobre obstáculos e perfis: perspectivas para o ensino de ciências a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EdUFRN, 2012. E-mail: aferrer34@yahoo.com.br.

Referências

ALARCÃO, Isabel (org). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

AMARILHA, Marly (Coord.). O ensino da literatura infantil da 1ª Ã 5ª séries do 1º grau nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte: Relatório final. Natal: CNPq/UFRN/Departamento de Educação, 1994.

CARVALHO, Letícia dos Santos. Ensinar ciências com quadrinhos: que história é essa? 105f. 2007. Monografia (Graduação em Pedagogia) ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

CHALMERS, Alan. A fabricação da Ciência. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: UNESP, 1999.

CONTRERAS, José Domingo. La investigacíon em la acción. Tema del Mês. Cuadernos de Pedagogia, 224, p. 7-19, abril, 1994.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção; Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas e formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 103-138, v.1.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 45-79.

GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de Ciências. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2006.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1990.

GONÇALVEZ, Rosilena; MACHADO, Deusana Maria. Cómics: investigación de conceptos y de términos paleontológicos, y uso como recurso didáctico en la educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 23, n. 2, p. 263-274, 2005.

GRAVES, Michael; GRAVES, Bonnie. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. In: Reading. April, 1995. (Trad. Marly Amarilha, para estudo exclusivo do grupo de pesquisa NEPELC ”“ UFRN).

HIGUCHI, Kasuko Kojima. Super- Homem, Mônica e cia. In: CITELLI, Adilson; CHIAPPINI, Ligia (coord). Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997, p. 125-154, v. 3.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Corte, 2009.

KAMEL, Claudia. Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. 2006. 113f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde), Instituto Oswaldo Cruz ”“ Fiocruz, Rio de Janeiro: 2006.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Construção de saberes disciplinares em Astronomia durante trajetórias formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto (orgs.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras editora, 2008, p.235-258.

LEITE, Sérgio Antonio da Silva; COLOMBO, Fabiana Aurora. A voz do sujeito como fonte primária na pesquisa qualitativa: a autoscopia e as entrevistas recorrentes. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHENDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: edições Loyola, 2006.

LEODORO, Marcos Pires. Ciência e cultura material: contribuições à educação científica. In: MARTINS, André Ferrer Pinto (org). Física ainda é cultura? São Paulo: Livraria da Física, 2009, p. 211-230.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.13. n.3, dez. 1996.

PÉREZ GÓMEZ. Angel. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: PÉREZ GÓMEZ. Angel; SACRISTÁN. Juan Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais, 2009. 188f. Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) - UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2009.

ROSA, Maria Inês Petrucci. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2004.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SOUSA, Mauricio de. Astronauta em: O colecionador de estrelas parte I. In: Mônica. São Paulo: Globo. n. 156, out. 1999.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (orgs). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática, São Paulo: Contexto, 2009, p.09-43.

WEISSMANN, Hilda. O que ensinam os professores quando ensinam ciências naturais e o que dizem querer ensinar. In: WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das Ciências naturais: Contribuições e Reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 31-56.

Downloads

Publicado

25.09.2013

Como Citar

Carvalho, L. dos S., & Martins, A. F. P. (2013). Formação continuada com quadrinhos nas aulas de Ciências: algum problema?. Linhas Crí­ticas, 19(39), 331–353. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4137

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.