Narrativas, infância e educação: reflexões e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8240Palavras-chave:
Narrativas, Educação, Infância, MetodologiaResumo
Este artigo, inspirado em texto poético-filosófico de Walter Benjamin, propõe-se a tratar criticamente as narrativas sobre educação e crianças, num sentido amplo, envolvendo formas de relações em contextos educativos, expressas por palavras, práticas e afetos. Por meio de reflexões filosóficas relacionadas à perspectivas teóricas e metodológicas nos campos do desenvolvimento humano e da educação, problematiza-se a formação de educadores da infância. Criticam-se propostas de formação por se sustentarem em narrativas prescritivas de como deve ser o humano que não abrangem a sua complexidade e a singularidade das pessoas, nem tampouco aceitam a diferença como possibilidade do humano e não como desvio da normalidade. A partir dessa crítica, busca-se traçar uma proposta teórico-metodológica que possa superar as contradições apontadas e que se defina a partir de uma narrativa aberta a novas possibilidades de relações, ao conflito, ao desacordo, à diversidade da experiência humana. Que seja, enfim, uma metodologia de pesquisa e intervenção que possa dar espaço para uma narrativa gestada em “lugares de infância”, marcada pela pergunta, pelo não saber, pelo encontro com o outro, especialmente com a infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 LC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.