Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347828

Palavras-chave:

Memoriais acadêmicos, Professoras universitárias, Contextos rurais

Resumo

Este texto tem duas intenções: evidenciar a importância do memorial acadêmico como fonte de informações possíveis de serem exploradas porque retrata a arte profissional da pessoa tecer uma figura pública de si; e mapear as geo(bio)travessias de professoras universitárias oriundas de contextos rurais. Os princípios teórico-metodológicos desta escrita ancoram-se na pesquisa (auto)biográfica, tendo o memorial acadêmico de três professoras como fonte de investigação. Os memoriais revelam informações sobre como se constituíram professoras/pesquisadoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e sobre as suas mobilidades geográficas, socioeconômicas e culturais, a partir de suas geo(bio)travessias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ribeiro Santos, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA, Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: ssoliveira_valentec3@yahoo.com.br

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pesquisador 1B CA-ED/CNPq. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: esclementino@uol.com.br

Referências

Câmara, S. C. da, & Passeggi, M. C. (2013). Memorial autobiográfico: uma tradição acadêmica no Brasil. Em M. C. Passeggi, P. P. Vicentini, & E. C. de Souza (Org.). Pesquisa (Auto)biográfica: narrativas de si e formação (pp. 29-47). Crv.

Cruz, V. do C. (2007). Itinerários teóricos sobre a relação entre território e identidades. Em A. C. A Bezerra et al. (Orgs.). Itinerários Geográficos (pp. 13-36). EdUFF.

Faria, E. M. S. de. (2009). Memorial Acadêmico. Seleção no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Linha de Pesquisa Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável, da Universidade do Estado da Bahia.

Guimarães, V. S. (2011). A docência universitária e a construção da identidade profissional do professor. Em M. L. Ribeiro, É. S. Martins, & A. R. S. Cruz (Orgs.). Docência no ensino superior: desafios da prática educativa (pp. 15-29). Edufba

Haesbaert, R. (1999). Identidades territoriais. Em Z. Rosendahl, & R. L. Corrêa (Orgs.) Manifestações da cultura no espaço (pp. 169-190). EdUERJ.

Josso, M.-C. (2004). Experiências de vida e formação (tradução de José Claudio e Julia Ferreira). Cortez.

Josso, M.-C. (2010). Experiências de vida e formação (tradução de José Claudio e Julia Ferreira. Revisão científica de Maria da Conceição Passeggi. 2. ed.). Cortez.

Lahire, B. (1997). Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Ática.

Oliveira, S. S. (2017). “Travessias” de aluno de escola da roça a professor de universidade: percursos de vida e trajetórias de formação. [Tese de doutorado, Universidade do Estado da Bahia]. Catálogo de Teses e Dissertações. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5315168#

Passeggi, M. da C. (2008a). Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. Em M. C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. (pp. 43-59). Edufrn; Paulus.

Passeggi, M. da C. (2008b). Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. Em M. C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente (pp. 27-42). Edufrn; Paulus.

Passeggi, M. da C. (2011a). Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoiética e avaliativa dos memoriais. Em M. C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Org.). Memorial Acadêmico. Gênero, injunção institucional, sedução autobiográfica (pp. 19-39). Edufrn.

Passeggi, M. da C. (2011b). Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Revista Rizoma Freireano. 11. http://www.rizoma-freireano.org/articles-1111/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi

Passeggi, M. da C. (2021). Memoriais: “cantos de experiência” vivida e em devir. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 10, e68281. https://doi.org/10.5902/2318133868281

Passeggi, M. da C., & Barbosa, T. M. N. (2008). Apresentação. Em M. da C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente (pp. 15-24). Edufrn; Paulus.

Pereira, A. S. (2009). Memorial Acadêmico. Seleção no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Linha de Pesquisa I – Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural, da Universidade do Estado da Bahia.

Reis, A. M. dos, & Souza, E. C. de. (2021). Memoriais em narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica. Educar em Revista, 37, e75640, https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75640/43502

Santos, J. B. (2009). Memorial Acadêmico. Concurso docente para cargo efetivo no Curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha-BA.

Souza, E. C. (2006a) Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. Em E. C. Souza, & M. H. M. B. Abrahão (Org). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si (pp. 135-147). Edipucrs.

Souza, E. C. (2006b). Conhecimento de si. Estágio e narrativas de formação de professores. DP&A; UNEB.

Souza, E. C. (2008). A vida com as histórias de vida: apontamentos sobre a pesquisa e formação. Em Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe).

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, (13), 135-147. https://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_13.pdf

Publicado

07.08.2023

Como Citar

Santos, S. R., & Souza, E. C. de. (2023). Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos. Linhas Crí­ticas, 29, e47828. https://doi.org/10.26512/lc29202347828

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.