Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos

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DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347828

Palavras-chave:

Memoriais acadêmicos, Professoras universitárias, Contextos rurais

Resumo

Este texto tem duas intenções: evidenciar a importância do memorial acadêmico como fonte de informações possíveis de serem exploradas porque retrata a arte profissional da pessoa tecer uma figura pública de si; e mapear as geo(bio)travessias de professoras universitárias oriundas de contextos rurais. Os princípios teórico-metodológicos desta escrita ancoram-se na pesquisa (auto)biográfica, tendo o memorial acadêmico de três professoras como fonte de investigação. Os memoriais revelam informações sobre como se constituíram professoras/pesquisadoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e sobre as suas mobilidades geográficas, socioeconômicas e culturais, a partir de suas geo(bio)travessias.

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Biografia do Autor

Simone Ribeiro Santos, Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, BA, Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2017). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: ssoliveira_valentec3@yahoo.com.br

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pesquisador 1B CA-ED/CNPq. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: esclementino@uol.com.br

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Publicado

07.08.2023

Como Citar

Santos, S. R., & Souza, E. C. de. (2023). Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos. Linhas Crí­ticas, 29, e47828. https://doi.org/10.26512/lc29202347828

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas

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