Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579

Palavras-chave:

Avaliação em Educação, Avaliação das Aprendizagens, Avaliação Externa, Avaliação Interna, Políticas Públicas de Educação

Resumo

O propósito deste texto era produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.

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Biografia do Autor

Domingos Fernandes, Universidade de Lisboa

Domingos Fernandes

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Professor Titular; Coordenador de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Avaliação Educacional. Avaliação Educacional.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3713-6484

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Publicado

10.07.2019

Como Citar

Fernandes, D. (2019). Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica. Linhas Crí­ticas, 25, e24579. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579

Edição

Seção

Dossiê: Currículo e Avaliação da Aprendizagem

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