Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: uma reflexão crítica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579Palavras-chave:
Avaliação em Educação, Avaliação das Aprendizagens, Avaliação Externa, Avaliação Interna, Políticas Públicas de EducaçãoResumo
O propósito deste texto era produzir uma reflexão crítica acerca das avaliações externas e das suas relações com as avaliações internas e com as aprendizagens dos alunos. Discutiram-se efeitos positivos e negativos das avaliações externas sobre as aprendizagens e o ensino e a necessidade de aprofundar e melhorar as avaliações internas. A reflexão produzida mostrou a possibilidade de se evoluir para outra geração de avaliações externas, baseada em princípios socialmente construídos e centrados nas aprendizagens dos alunos, devidamente articulada com outras avaliações (internas e externas) e enquadrada por políticas públicas materializadas em programas que apoiem a formação dos professores.
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