Expansão recente do Ensino Superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4776

Palavras-chave:

Educação, Democratização escolar, Juventude, Ensino superior, Trabalho

Resumo

Procuramos investigar a expansão recente do ensino superior brasileiro, delineando suas características gerais para compreender a nova configuração desse nível de ensino e suas articulações com o mercado de trabalho, também intensamente modificado nas duas últimas décadas. No contexto geral das transformações nas políticas públicas brasileiras e nas dinâmicas das desigualdades socioeconômicas, o esforço em mapear a articulação entre ensino superior e trabalho nos permite passar ao exame de algumas trajetórias juvenis de estudantes das camadas populares, no ensino público e no ensino privado, desdobrando consequências sobre o campo de possibilidades que estrutura a experiência juvenil hoje.

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Biografia do Autor

Fabiana Augusta Alves Jardim, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia na FFLCH/USP e Professora do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, área de Sociologia da Educação - Faculdade de Educação/USP.

Wilson Mesquita de Almeida, Universidade Federal do ABC

Mestre e Doutor em Sociologia, Programa de Pòs-Graduação/USP. Professor da Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Políticas Públicas, São Bernardo do Campo, SP., Brasil.

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Jardim, F. A. A., & Almeida, W. M. de. (2016). Expansão recente do Ensino Superior brasileiro: (novos) elos entre educação, juventudes, trabalho?. Linhas Crí­ticas, 22(47), 63–85. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4776

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Juventude, Educação e Trabalho

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