Hume e os limites da educação

Autores

  • Luis Felipe Lopes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4721

Palavras-chave:

Hume, Naturalismo, Ceticismo, Vida comum, Educação

Resumo

A filosofia moderna, especialmente com o Iluminismo, propõe a emancipação humana do erro e investigações que não extrapolem a capacidade das faculdades humanas. Nesse sentido, como podemos compreender o papel da educação? Nesse contexto, podemos enfatizar a obra de Hume em filosofia. De fato, ele não tem uma filosofia da educação específica, todavia, é possível e frutuoso tentar apresentar uma nova abordagem sobre educação, a qual tem seu fundamento na filosofia humiana. Esta é a intenção deste trabalho, levando em consideração os aspectos naturalistas e céticos do filósofo escocês, tentando defender que uma educação cética e naturalista é coerente com as intenções de Hume.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Filosofia Moderna pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e membro do grupo de pesquisa em Filosofia da Religião da Universidade de Brasília e da Associação Brasileira de Filosofia da Religião.

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Lopes, L. F. (2016). Hume e os limites da educação. Linhas Crí­ticas, 21(46), 751–763. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4721

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