Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244

Palavras-chave:

Autismo, Psicanálise, Inclusão, Educação

Resumo

O artigo busca fazer uma leitura do processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um estudo de caso que conta com a participação de três professoras e do aluno com diagnóstico de TEA. O estudo de caso foi construído por meio de observação participante e entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Pode-se perceber que as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito e compreendem que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, não cabendo generalizações acerca do trabalho com base em diagnósticos apresentados.

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Biografia do Autor

Izabella Lorrayne Santana de Lima, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil

Pedagoga e Mestre pela Universidade de Brasília - UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail: izabellalsl@hotmail.com  

Viviane Neves Legnani, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB, vinculada ao Programa (acadêmico) de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE/UnB). E-mail: vivi.legnani@gmail.com

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Publicado

28.07.2020

Como Citar

Santana de Lima, I. L., & Neves Legnani, V. (2020). Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo. Linhas Crí­ticas, 26, e27244. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244

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