Hume e os limites da educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4721Palavras-chave:
Hume, Naturalismo, Ceticismo, Vida comum, EducaçãoResumo
A filosofia moderna, especialmente com o Iluminismo, propõe a emancipação humana do erro e investigações que não extrapolem a capacidade das faculdades humanas. Nesse sentido, como podemos compreender o papel da educação? Nesse contexto, podemos enfatizar a obra de Hume em filosofia. De fato, ele não tem uma filosofia da educação específica, todavia, é possível e frutuoso tentar apresentar uma nova abordagem sobre educação, a qual tem seu fundamento na filosofia humiana. Esta é a intenção deste trabalho, levando em consideração os aspectos naturalistas e céticos do filósofo escocês, tentando defender que uma educação cética e naturalista é coerente com as intenções de Hume.
Downloads
Referências
DALLMAYR, Fred. Para além da democracia fugidia: algumas reflexões modernas e pós-modernas. In.: Democracia hoje ”“ novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Editora UnB, 2001.
FOGELIN, Robert J. Hume`s scepticism. In: NORTON, David F. (Ed.). The cambridge companion to Hume. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998.
GASKIN, John Charles Addison. Hume’s philosophy of religion. London: The Macmilian Press 1988.
HUME, David. Diálogos sobre religião natural. In.: Obras de religião. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2005 [1779]. ______. An enquiry concerning human understanding. Oxford: Oxford University Press, 2010 [1748].. A treatise of human nature. London: Penguin Classics, 1985 [1739-1740].
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010 [1781-1787].
______. O que é esclarecimento. Rio de Janeiro: Editora Via Verita, 2011.
MONTEIRO, João Paulo. Hume e a epistemologia. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
SAKAMOTO, Bernardo Alfredo Mayta. A Educação dos sentimentos morais em David Hume. [20-?]. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2007/Simpósio%20Academico%202007/Trabalhos%20Completos/Trabalhos/PDF/12%20Bernardo%20Sakamoto.pdf>. Acesso em: 28 set. 2014.
SMITH, Kemp. The philosophy of David Hume. London: Palgrave Macmilian, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.