Violência ‘na’ e ‘da’ escola: concepções de professores e alunos adolescentes

Autores

  • Roseny Aparecida Vieira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Katia Cristina Tarouquella Brasil Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Viviane Neves Legnani Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704

Palavras-chave:

Violência, Professor, Aluno, Contexto escolar

Resumo

Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseny Aparecida Vieira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestre em educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), coordenadora do curso de pedagogia e professora dos cursos de licenciatura do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC).

 

Katia Cristina Tarouquella Brasil, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em psicologia pela UnB e professora da Universidade Católica de Brasília do curso de psicologia e dos Programas Pós-Graduação em Educação e em Psicologia. 

Viviane Neves Legnani, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutora em psicologia pela UnB e professora da Universidade Católica de Brasília do curso de psicologia e dos Programas Pós-Graduação em Educação e em Psicologia. 

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AGUIAR, Rosana Márcia R.; ALMEIDA. Sandra Francesca Conte de. Mal-Estar na Educação: o sofrimento psíquico de professores. São Paulo: Juruá Editora, 2008.

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; SANTOS, Elisson Maia Moreira dos; AGUIAR, Rosana Marcia Rolando, PAULO, Thais Sarmanho; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Cristina Tarouquela. Adolescência, violência e escola:repercussões na saúde psíquica do professor. In: AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Cristinna Tarouquella; MARTy, François (Orgs.). Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp. 163-190.

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte; PAULO, Thais Sarmanho. Formação de professores: desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento profissional - apontamentos para uma reflexão necessária. In: FILHO, José Leão Da Cunha; MARIZ, Ricardo Spindola. Educação Superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Liber Livro/Ed. Universa, 2010, pp. 136-150.

ANTONI, Clarissa de; MARTINS, Carla M.; FERRONATO, Maria Elisa B.; SIMõES, Aline; MAURENTE, Vanessa; C O S TA, Fábio Rosa da; KOLLER, Sílvia Helena. Grupo focal: Método qualitativo de pesquisa com adolescentes em situação de risco. Arquivos Brasileiros de Psicologia pp. 38-53, 2001. Disponível em: <http://www.msmidia.com/ceprua/artigos/clarissa1.pdf>. Acesso em: 29 jun.2013.

ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BLANCHARD-LAVILLE, Claudine; FABLET, Dominique. L’analyse des pratiques professionnelles. Paris: L’Harmattan, 2000.

BRASIL, Kátia Cristina Tarouquella; LOUZADA, Fernando; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Adolescência, trabalho e escola: desafios da contemporaneidade. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella Brasil;CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” Ã s “incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, pp.73-81, 2008. Disponível em: <http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/e107_files/downloads/transferencias/escola_das_promessas_as_incertezas.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.

MARTy, Francois. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp. 149-162.

CANDAU, Vera Maria . Reinventar a escola. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologia, Porto Alegre,n.8, pp.432-443, jul.dez.2002.

DEJOURS, Christophe. Violência, Trabalho e Emprego. Revista do Ministério Público do Estado do Pará, Belém, pp.17-28, 2007.

FREUD, Sigmund. Análise terminável interminável. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. v.23. Rio de Janeiro: Imago, (1937/1988). pp. 239-288.

GONÇALVES, Júlio César. Educação e Conhecimento: o segundo nascimento do homem. Revista Multidisciplinar n. 3 Junho de 2007. Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista3/publi-art2.php?codigo=10>. Acesso em : 26 nov. 2013.

GUIMARÃES, Áures Maria. A dinâmica da violência escolar: Conflito e ambiguidade.Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

HOUSSIER, Florian. De ontem a hoje: teorias psicanalíticas dos atos delinquentes na adolescência e relato clínico. O recurso ao ato em todos os sentidos. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella R.; MARTy, François. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp.89-124.

HONNETH, Axel. Intégrité et mépris ”“ Principes d’une morale de la reconnaissance. Recherches Sociologiques, v. 30, n. 2, pp. 11-22, 1999.

KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 2001.

LAJONQUIERE, Leandro de. A infância, os adultos e a ilusão de um futuro. In: COLOQUIO DO LEPSIIP/FE-USP. São Paulo: 2002. Proceedings online. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400030&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 02 out. 2011.

LEGNANI, Viviane Neves; D’ARAGÃO, Sérgio; SPINOLA, Juliana Morais; PALADINO, Luiza Mader . Grupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face à s fratrias adolescentes. Linhas Críticas. Brasília: v. 18, n. 35, pp. 209-226, jan./ abr. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6832/5502> Acesso em: 14 nov. 2014.

JOHNSON, Sarah Lindstrom; BURKE, Jessica G.; GIELEN, Andrea C.. Prioritizing the school environment in school violence prevention efforts. In: Journal of School Health. v. 81, n.6, pp. 331-340, jun. 2011, Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21592128>. Acesso em: 20 jun. 2013.

MARTy, François. Adolescência, violência e sociedade. Revista Ágora, Rio de Janeiro,v.9, n.1, pp.119-131, jun. 2006.

SARMANHO, Thais. Violência na escola: relatos de professores em grupos clínicos de análise das práticas profissionais. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, 2013.

PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Escola, adolescência e violência: construções sociais. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella R.; MARTy, Francois. Adolescência e violência: teorias e práticas nos camposclínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2012. pp.169-178.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência a regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 2002.

VALLE, Luiza Helena L. Ribeiro. MATTOS, Maria José Viana Marinho (Org.). Violência e educação: a sociedade criando alternativas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

Downloads

Publicado

05.02.2016

Como Citar

Vieira, R. A., Brasil, K. C. T., & Legnani, V. N. (2016). Violência ‘na’ e ‘da’ escola: concepções de professores e alunos adolescentes. Linhas Crí­ticas, 21(46), 708–726. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.