Violência ‘na’ e ‘da’ escola: concepções de professores e alunos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4704Palavras-chave:
Violência, Professor, Aluno, Contexto escolarResumo
Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AGUIAR, Rosana Márcia R.; ALMEIDA. Sandra Francesca Conte de. Mal-Estar na Educação: o sofrimento psíquico de professores. São Paulo: Juruá Editora, 2008.
ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; SANTOS, Elisson Maia Moreira dos; AGUIAR, Rosana Marcia Rolando, PAULO, Thais Sarmanho; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Cristina Tarouquela. Adolescência, violência e escola:repercussões na saúde psíquica do professor. In: AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Cristinna Tarouquella; MARTy, François (Orgs.). Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp. 163-190.
ALMEIDA, Sandra Francesca Conte; PAULO, Thais Sarmanho. Formação de professores: desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento profissional - apontamentos para uma reflexão necessária. In: FILHO, José Leão Da Cunha; MARIZ, Ricardo Spindola. Educação Superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Liber Livro/Ed. Universa, 2010, pp. 136-150.
ANTONI, Clarissa de; MARTINS, Carla M.; FERRONATO, Maria Elisa B.; SIMõES, Aline; MAURENTE, Vanessa; C O S TA, Fábio Rosa da; KOLLER, Sílvia Helena. Grupo focal: Método qualitativo de pesquisa com adolescentes em situação de risco. Arquivos Brasileiros de Psicologia pp. 38-53, 2001. Disponível em: <http://www.msmidia.com/ceprua/artigos/clarissa1.pdf>. Acesso em: 29 jun.2013.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BLANCHARD-LAVILLE, Claudine; FABLET, Dominique. L’analyse des pratiques professionnelles. Paris: L’Harmattan, 2000.
BRASIL, Kátia Cristina Tarouquella; LOUZADA, Fernando; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Adolescência, trabalho e escola: desafios da contemporaneidade. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella Brasil;CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” Ã s “incertezas”. Educação Unisinos, v. 12, n. 2, pp.73-81, 2008. Disponível em: <http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/e107_files/downloads/transferencias/escola_das_promessas_as_incertezas.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.
MARTy, Francois. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp. 149-162.
CANDAU, Vera Maria . Reinventar a escola. 6.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam a questão. Sociologia, Porto Alegre,n.8, pp.432-443, jul.dez.2002.
DEJOURS, Christophe. Violência, Trabalho e Emprego. Revista do Ministério Público do Estado do Pará, Belém, pp.17-28, 2007.
FREUD, Sigmund. Análise terminável interminável. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. v.23. Rio de Janeiro: Imago, (1937/1988). pp. 239-288.
GONÇALVES, Júlio César. Educação e Conhecimento: o segundo nascimento do homem. Revista Multidisciplinar n. 3 Junho de 2007. Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista3/publi-art2.php?codigo=10>. Acesso em : 26 nov. 2013.
GUIMARÃES, Áures Maria. A dinâmica da violência escolar: Conflito e ambiguidade.Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
HOUSSIER, Florian. De ontem a hoje: teorias psicanalíticas dos atos delinquentes na adolescência e relato clínico. O recurso ao ato em todos os sentidos. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella R.; MARTy, François. Adolescência e violência: teorias e práticas nos campos clínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2010, pp.89-124.
HONNETH, Axel. Intégrité et mépris ”“ Principes d’une morale de la reconnaissance. Recherches Sociologiques, v. 30, n. 2, pp. 11-22, 1999.
KUPFER, Maria Cristina Machado. Freud e a educação: mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 2001.
LAJONQUIERE, Leandro de. A infância, os adultos e a ilusão de um futuro. In: COLOQUIO DO LEPSIIP/FE-USP. São Paulo: 2002. Proceedings online. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400030&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 02 out. 2011.
LEGNANI, Viviane Neves; D’ARAGÃO, Sérgio; SPINOLA, Juliana Morais; PALADINO, Luiza Mader . Grupos de adolescentes no espaço escolar: o papel do professor face à s fratrias adolescentes. Linhas Críticas. Brasília: v. 18, n. 35, pp. 209-226, jan./ abr. 2012. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6832/5502> Acesso em: 14 nov. 2014.
JOHNSON, Sarah Lindstrom; BURKE, Jessica G.; GIELEN, Andrea C.. Prioritizing the school environment in school violence prevention efforts. In: Journal of School Health. v. 81, n.6, pp. 331-340, jun. 2011, Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21592128>. Acesso em: 20 jun. 2013.
MARTy, François. Adolescência, violência e sociedade. Revista Ágora, Rio de Janeiro,v.9, n.1, pp.119-131, jun. 2006.
SARMANHO, Thais. Violência na escola: relatos de professores em grupos clínicos de análise das práticas profissionais. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília, 2013.
PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Escola, adolescência e violência: construções sociais. In: ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; AMPARO, Deise Matos do; BRASIL, Katia Tarouquella R.; MARTy, Francois. Adolescência e violência: teorias e práticas nos camposclínico, educacional e jurídico. Brasília: Líber Livro e Editora UnB, 2012. pp.169-178.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência a regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 2002.
VALLE, Luiza Helena L. Ribeiro. MATTOS, Maria José Viana Marinho (Org.). Violência e educação: a sociedade criando alternativas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.