A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação

Autores

  • Shirleide Pereira da Silva Cruz Faculdade de Educação - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4699

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Formação de professores, Polivalência

Resumo

O texto apresenta um desdobramento de pesquisa realizada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) em Recife-PE, cujo objetivo foi o de compreender a construção da profissionalidade docente polivalente. Tem como foco discutir perspectivas para a formação inicial da habilitação profissional docente para os AIEFs, tomando a formação como exigência primeira de sua profissionalização. Da reflexão sobre os elementos estruturantes da profissionalidade polivalente indica-se tais perspectivas: i) a importância dos fundamentos da educação; ii) a pesquisa como princípio formativo incipiente; iii) o perfil de alfabetizador e o aprofundamento sobre a interdisciplinaridade. O estudo foi desenvolvido a partir de um olhar crítico-dialético observando as contradições, as múltiplas determinações e ampliando a compreensão do conteúdo singular da docência nos AIEFs e aspectos de sua totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirleide Pereira da Silva Cruz, Faculdade de Educação - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade de Brasília (UnB), no Departamento de Planejamento e Administração. Integra como formadora o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE

Referências

ANDRADE, G. R.; CRUZ, S.P.S. Os currículos dos cursos de formação em pedagogia e a construção da profissionalidade polivalente. Anais do VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. Currículo: (re)construindo os sentidos da educação e ensino, dez/ 2013.

APPLE, M. Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, pp. 3-14, fev. 1987.

BATISTA NETO, J. A relação professor-aluno na perspectiva da diversidade: dimensão didático-metodológica. In: BATISTA NETO, J.; SANTIAGO, E. (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006, v., pp. 165-174.

BOURDONCLE, R. La professionalisation des enseignants: analyses sociologiques anglaises e américaines. Revue Française de Pédagogie. Paris, n° 94, jan/mar 1991, pp. 73-91.

BRASIL. Lei nº 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60. §7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e, dá outras providências.

______. Resolução CNE 01/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, 2006.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

ENGUITA, M. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização.Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 4, 1991.

______ (Org.). ANFOPE em movimento: 2008-2010. Biblioteca da ANFOPE. Brasília: Líber Livro/Anfope/Capes, 2011. pp. 13-51.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In:DIAS, R. E. Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil (1996-2006). 2009. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

DUBAR, C. Socialização: Construção das Identidades Sociais e Profissionais. Coleção Ciências da Educação; 24. Porto: Porto Editora, 1997.

LIMA, V. M. M. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

MORGADO, J. C. Currículo e profissionalidade docente. Porto: Porto Editora, 2005.

NÓVOA, A.Processo histórico de profissionalização do professorado. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PAGANINI-DA-SILVA, E. A profissionalização docente: identidade e crise. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.

RAMOS, K. M. Pedagogia universitária: um olhar sobre um movimento de institucionalização de ações de atualização pedagógico-didática como espaço de reflexão sobre a profissionalidade docente universitária. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) ”“ Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, 2008.

SANTOS, E. O. A formação continuada da Rede Municipal de Ensino do Recife: concepções e práticas de uma política em construção. 2010. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Programa de Pós-graduação em Educação, UFPE, Recife, 2010.

SÉRON, A. G. Professorado, educação e sociedade: enfoques teóricos e estudos empíricos em sociologia do professorado. In: VEIGA, I. P. A.; CUNHA, M. I. Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1999.

SILVA, K. A. C. P. C. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 2008. Tese (Doutorado em Educação) ”“ Faculdade de Educação, UFG, Goiânia, 2008.

SOARES, Olavo Pereira. O Ensino de história nos anos iniciais e a formação dos professores. In: FONSECA, Selva Guimarães (org.). Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. pp. 127-147.

Downloads

Publicado

05.02.2016

Como Citar

Cruz, S. P. da S. (2016). A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação. Linhas Crí­ticas, 21(46), 688–707. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4699

Edição

Seção

Dossiê 2015: Formação de Professores: propostas e concepções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.